AfrikPlay | Filmes à Conversa

Turismos Culturais

 

O programa de Março do Afrikplay | Filmes à Conversa é dedicado ao tema “Turismos Culturais”, com dois documentários (Gabão e Etiópia). Neste filmes somos confrontados com as demandas de cidadãos europeus em busca de uma África exótica e imbuída de um essencialismo primordial, como frequentemente acontece no imaginário ocidental. De um modo cómico, mas que é simultaneamente inquietante, observamos como se apropriam dos contextos que encontram e lidam com as suas expectativas.

Cada sessão conta com um convidado, que comentará o filme e conduzirá o debate com a audiência.

As sessões são de entrada livre e abertas ao público em geral.

 

12 de março – Bwiti and Iboga. Itinerary of a Militant Initiated (Nadège Chabloz. 52’, 2010)

Com Luís Vasconcelos (CRIA – ISCTE-IUL)
ISCTE-IUL, Ed. I, Auditório J.J. Laginha, 18h00

Este documentário segue a jornada de Yann, um cidadão francês de 35 anos, que foi iniciado no ritual bwiti do Gabão para curar a sua toxicodependência. Após a iniciação, Yann decidiu continuar a viver em Libreville e é actualmente considerado um guardião da tradição bwitista, desempenhando funções cerimoniais e defendendo o uso do iboga, uma substância por muitos considerada psicotrópica.
Legendas em inglês

 

26 de março – Framing the Other (Ilja Kok e Willem Timmers. 25’, 2012)

Com Valerio Simoni (CRIA – ISCTE-IUL)
ISCTE-IUL, Ed. II, Auditório B2.03, 18h00

Todos os anos centenas de turistas ocidentais se deslocam ao sudeste da Etiópia para verem os Mursi, um grupo étnico conhecido pelos seus adornos, especialmente os pratos que as mulheres usam nos lábios inferiores. Habituados a posar para as câmaras como a sua nova fonte de rendimento, os Mursi embelezam as suas roupas e ornamentos mais do que é costume na sua tradição. Este filme contrasta as perspectivas dos Mursi com as expectativas dos turistas e, de forma inquietante, mostra igualmente o potencial impacto destrutivo do turismo.
Legendas em inglês

Screen Shot 2014-02-28 at 12.04.47