Decorre nos dias 28 e 29 de novembro de 2022, sob o tema Transformação Digital em Tempos de Crise, a 1ª Conferência SocioDigital Lab 2022 no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. O evento tem entrada livre, mediante registo no website do evento ou poderá ser seguido online via Youtube. 

Esta conferência é uma iniciativa organizada pelo Laboratório Associado SocioDigital Lab for Public Policy e contará com a participação dos conferencistas convidados Mário Campolargo, Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, que falará sobre “Transformação Digital em Tempos de Crise”; Ricardo Paes Mamede, Diretor do Iscte-Sintra, que abordará “Tecnologias Digitais, Economia e Sociedade”; e Michael Tjalve, Diretor de Inovação no grupo Tech for Social Impact (Microsoft Philanthropies), cuja conferência incidirá sobre “Transformação Digital na Ação Humanitária”. A sessão de abertura contará com a presença da Reitora do Iscte, Maria de Lurdes Rodrigues, e das Joint Chairpersons do SocioDigital Lab, Teresa Patrício e Luísa Lima. 

O programa da conferência inclui também uma série de mesas redondas compostas por diversos oradores nacionais e internacionais, com uma visão interdisciplinar. Os temas abordados incluem as migracões no espaço digital, a profusão do discurso de ódio online, o papel da Inteligência Artificial na Administração Pública, a digitalização dos serviços públicos de emprego, os desafios e perspetivas na liderança de sistemas sustentáveis, e ainda o futuro ambiental e a transformação digital.  

O objetivo último deste evento financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia é a reflexão sobre como transformar de modo interdisciplinar as políticas públicas, para melhor responder aos problemas da transição digital da sociedade e das instituições no contexto da atual crise. 

SocioDigital Lab for Public Policy é um laboratório associado que alia seis dos oito centros de investigação do Iscte: Business Research Unit (BRU-Iscte), Centro de Estudos Internacionais (CEI-Iscte), Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte), Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINAMIA’CET-Iscte), e Information Sciences, Technologies and Architecture Research Center (ISTAR-Iscte). Com uma abordagem interdisciplinar, pretende abordar os desafios científicos, sociais, económicos, ambientais, de saúde, culturais e políticos com que a sociedade se confronta, promovendo uma estreita associação entre as ciências sociais e as tecnologias digitais para estudar e impactar as políticas públicas.