No decurso das últimas duas décadas tem-se verificado uma forte evolução de um ciclo animado de festivais de teatro em língua portuguesa. Christina S. McMahon testemunha e faz uma análise detalhada do teatro africano presente nestes festivais, revelando produções capazes de gerar novas perspetivas sobre raça e género, sobre o trauma colonial, e sobre os aspetos económicos da globalização cultural. O livro revela como os festivais internacionais de teatro podem ser importantes veículos para novos diálogos interculturais e novas possibilidades diplomáticas entre países com histórias coloniais comuns.

[África em Perspectiva | Série Estudos]

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Table of Contents

CAPÍTULO 1 – Introdução: Espetáculo global: Representação da identidade (Trans)nacional nos circuitos dos festivais de teatro

CAPÍTULO 2 – Mapeando festivais: Cabo Verde, Moçambique e Brasil no mundo lusófono

CAPÍTULO 3 – Remodelar o passado colonial: História, imaginação e fantasia nos palcos dos festivais

CAPÍTULO 4 – As Mulheres Africanas nos circuitos dos festivais: Remodelar as funções laborais e a sexualidade feminina

CAPÍTULO 5 – Adaptação e a (trans)nação: Shakespeare crioulizado, Cervantes intercultural

CAPÍTULO 6 – Para uma conclusão: O Teatro-fórum nos palcos dos festivais