Bolsa de Investigação Pós-Doutoral (BIPD)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de  Investigação Pós-doutoral (BIPD), no âmbito do Projeto “Addressing ideologically inspired hate crimes: Victims’ narratives and unconscious cognitive biases in the criminal justice system”, financiado pelo apoio especial a projetos de investigação sobre o impacto da pandemia da COVID-19 nos crimes de incitamento ao ódio e à violência e no discurso de ódio, da FCT, I.P., nas seguintes condições:

 

Requisitos de admissão:

  • Doutoramento em áreas de Ciências Sociais e Humanas, concluído e obtido no período máximo de três anos anteriores à data da submissão da candidatura à bolsa e em entidade distinta daquela onde irá decorrer a investigação pós-doutoral (CEI-Iscte).
  • O bolseiro não poderá exceder, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de três anos nessa tipologia de bolsa, seguidos ou interpolados, conforme previsto no Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. n.º 950/2019.

Serão valorizados os candidatos com:

  • Experiência de Investigação em Ciências Sociais e Humanas, em particular, nas linhas temáticas contempladas no plano de trabalhos, como crimes de ódio, discriminação racial ou preconceito ideologicamente motivados; e em contextos, como sistema de justiça criminal e associações de apoio a vítimas de crimes de ódio, discriminação racial ou preconceito.
  • Experiência comprovada na elaboração de artigos científicos e de relatórios de divulgação de resultados de investigação em contexto aplicado.
  • Experiência comprovada na aplicação e análise de dados recolhidos através do Implicit Association Test (IAT).
  • Excelente capacidade de expressão escrita e oral em português, e também da língua inglesa.
  • Sólidos conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

 

Plano de trabalhos: Desenvolvimento de investigação científica e apoio à execução do projeto “Addressing ideologically inspired hate crimes: Victims’ narratives and unconscious cognitive biases in the criminal justice system”, financiado pelo apoio especial a projetos de investigação sobre o impacto da pandemia da COVID-19 nos crimes de incitamento ao ódio e à violência e no discurso de ódio, da FCT, I.P., incluindo revisão da literatura, recolha e análise de dados, publicação de artigos científicos e relatórios de divulgação de resultados de investigação em contexto aplicado e a organização e divulgação de eventos associados ao projeto.

 

Legislação e regulamentação aplicável: A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e do Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor, (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Estudos Internacionais do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, sob a orientação científica da Doutora Raquel Beleza da Silva.

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 8 meses, com início previsto em Junho de 2021. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao limite máximo previsto no Regulamento de Bolsas de Investigação.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1646,00€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). Ao valor do subsídio acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais. A bolsa será paga mensalmente, através de transferência bancária.

 

Métodos de seleção:

Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:
A. Avaliação curricular – 40%
B. Experiência prévia comprovada em ambiente de trabalho – 40%
C. Avaliação de competências de escrita e carta de motivação – 10%
D. Proficiência em inglês e conhecimentos de língua(s) – 10%.

 

Caso o júri considere necessário, os candidatos melhor classificados poderão numa segunda fase ser convocados para uma entrevista. Nesta segunda fase, a classificação final será obtida com a ponderação de 60% relativa à classificação da primeira fase e de 40% relativa à entrevista.

 

Composição do Júri de Seleção: Presidente do Júri – Professor Doutor Luís Nuno Rodrigues;  Vogal Efetivo – Doutora Raquel Beleza da Silva; Vogal Efetivo – Doutora Catarina Pires da Rosa

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão notificados a todos os candidatos por e-mail, através de lista ordenada por resultado final de seleção.

Duração da bolsa

8 meses

Início previsto

06-2021

Forma de apresentação das candidaturas

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 21 de maio a 4 de junho de 2021.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através de correio eletrónico para cei@iscte-iul.pt com a indicação da referência CEI_BIPD1_2021 no assunto, acompanhadas dos seguintes documentos: carta de motivação, Curriculum vitae pormenorizado, cópia dos certificados de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

 

Edital Português.

Edital Inglês.

Outra informação

2. Dados de contactos da organização

Organization/institute: Centro de Estudos Internacionais (CEI) do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa

Address:
Avenida das Forças Armadas, Edifício ISCTE
Lisboa – 1649-026 LISBOA
Portugal
Email: cei@iscte.pt
Website: http://cei.iscte-iul.pt/