A investigadora do CEI-Iscte, Cátia Miriam Costa, é coautora do artigo “Evolving Africa–EU relations: Changes in discourse from the Cotonou Agreement to the Samoa Agreement”, publicado no Canadian Journal of African Studies, em coautoria com Li Yichao.

O artigo analisa a transformação do discurso político nas relações entre a União Europeia e os Estados da Organização de Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), com especial foco na transição do Acordo de Cotonou, estabelecido em 2000, para o novo Acordo de Samoa, assinado oficialmente em novembro de 2023.

Recorrendo à análise de conteúdo e à análise de discurso, as autoras exploram a necessidade de um novo acordo, as alterações introduzidas no Acordo de Samoa em relação ao seu antecessor e a forma como estas mudanças refletem perspetivas políticas em evolução, tanto do lado europeu como africano.

O estudo destaca a crescente centralidade dos países africanos no seio da OACPS e as transformações estruturais no modo como a parceria com a União Europeia é pensada e comunicada, revelando um alinhamento mais claro com as prioridades e necessidades percebidas por muitos Estados africanos.

Artigo completo aqui.