Já se interrogou sobre a forma como os cientistas acompanham a chegada de novas espécies de insectos que podem causar estragos na agricultura europeia? Os métodos tradicionais envolvem armadilhas e inquéritos de campo, que podem ser demorados e geograficamente limitados. Para além da armadilhagem, os cientistas estão também a utilizar códigos de barras de ADN para identificar moscas invasoras numa fase muito precoce (por exemplo, quando estão a ser transportadas num determinado fruto). Uma vez que todas estas técnicas têm custos elevados, os dois projectos financiados pela União Europeia, REACT (do qual o CEI-Iscte é parceiro) e IPM POPILLIA, uniram esforços para apoiar a deteção de pragas invasoras através da ciência cidadã. Ao carregarem fotografias de telemóvel dos insectos e introduzirem parâmetros como as espécies hospedeiras (por exemplo, frutas e legumes), o clima e a localização, os utilizadores podem participar no mapeamento da distribuição das espécies.

Registe os seus avistamentos para proteger a agricultura
A aplicação IPM foi concebida para todo o tipo de utilizadores, independentemente da sua formação científica. A aplicação guia o utililizador através do processo de identificação e facilita a comunicação de avistamentos. Não são necessários conhecimentos científicos para comunicar o avistamento de uma mosca ou de um escaravelho e, caso não tenha a certeza da espécie que avistou, haverá um grupo de investigadores na comunidade que validará ou rejeitará o seu registo. Ao juntar-se à comunidade IPM, estará a fazer parte de uma comunidade de cientistas cidadãos que salvaguardam o futuro agrícola da Europa. Com a aplicação, pode:

  • Registar avistamentos: Tire uma fotografia das moscas que viu e envie para a aplicação. Os dados serão utilizados pelos cientistas para monitorizar a propagação destas pragas;
  • Contribuir para a ciência: Quanto mais pessoas aderirem, mais cedo são identificadas as novas áreas infestadas. Estará a desempenhar um papel vital na proteção da agricultura europeia contra ameaças invasivas;
  • Monitorizar os seus avistamentos: Crie um mapa com as suas observações para acompanhar as invasões de pragas nos seus campos, na sua cidade e enquanto se desloca.

Recursos

Download Link para Android: IPM App on Android Play Store (play.google.com)

Download Link para iOS: IPM App on the App Store (apple.com)