No âmbito do encerramento do projeto “A Investigação e o Ensino da Ação Humanitária em Universidades de Países de Língua Portuguesa” no final deste mês de outubro, fazemos um balanço das atividades desenvolvidas.

Em outubro de 2021, foi organizado o Seminário Internacional dedicado à temática do projeto, no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, do qual resultou a publicação de um livro que tem por base os contributos debatidos relativamente às questões emergentes sobre ação humanitária. Neste seminário participaram diversos representantes de instituições de Ensino Superior de Países de Língua Portuguesa, assim como associações nacionais e ONGDs de relevo. Poderá rever as comunicações do seminário no Youtube.

A equipa do projeto agradece uma vez mais a todos oradores convidados que se dedicaram à criação de capítulos para esta publicação, que fortalece assim a parceria e amizade entre o Iscte e as várias universidades de Moçambique e Cabo-Verde, organizações não governamentais, instituições públicas e outras entidades relevantes ao contexto. 

Este projeto e as suas atividades foram financiadas pelo Camões, I.P., no âmbito da Linha de cofinanciamento para apoio à realização de congressos, colóquios, conferências, seminários e estudos nos domínios da cooperação para o desenvolvimento, educação para o desenvolvimento e ação humanitária e de emergência.

Poderá ainda consultar o testemunho de representantes das várias instituições de ensino superior aqui.