A 30 de setembro, não perca a conferência “Desporto e Capacitação: Impacto no Mercado de Trabalho e no Desenvolvimento de Competências Sociais” no âmbito do projeto SKILLS by SPORT 4 MED.

Sobre a Conferência

A conferência decorre a 30 de setembro (quinta-feira), das 14h00 às 17h45 no Auditório B203 (Edifício 2) no Iscte. Os investigadores do CEI-Iscte Cátia Miriam Costa e Marcelo Moriconi serão dois dos participantes.

O evento é de entrada livre, mas sujeito a inscrição através deste formulário.

Sobre o Projecto

O projecto “SKILLS by SPORT 4 MED: Sport as a vehicle for developing skills for the labour market and promoting employability and entrepreneurship“, co-financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, pretende abordar o problema social e económico do baixo emprego na população jovem da região mediterrânica, utilizando o desporto como um instrumento para este processo.

O estabelecimento de uma estratégia orientada a longo prazo para reforçar a capacidade da força de trabalho, para aumentar as taxas de emprego e as competências empresariais, resolverá a elevada taxa de desemprego observada actualmente nas costas Norte e Sul da Bacia Mediterrânica.

Outro factor crítico abordado pela SbS4Med é o enfoque na “capacitação do desporto” como instrumento para a mudança de impacto social. Sabe-se que o desporto não é apenas uma forma de exercício, mas é também recreativo, essencial para o desenvolvimento físico e fisiológico das crianças, para o desenvolvimento de novas competências, e promoção da integração social, socialização e diálogo intercultural.

No entanto, algumas questões estão ainda por responder: quais são as competências promovidas pela prática do desporto? Como é que elas facilitam a entrada de jovens adultos no mercado de trabalho? Que competências transversais e vitais transmitem os treinadores aos atletas?.