A sessão do Leituras do Mundo do mês de maio conta com os convidados Felipe Addor e Camila Laricchia , investigadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que coordenaram o “Incubadoras Tecnológicas de Economia Solidária”. A apresentação ficará a cargo da investigadora do CEI-IUL, Ana Margarida Esteves.

Sobre

Entre as várias políticas desenvolvidas ao longo dos treze anos de existência sólida da SENAES no Brasil, uma das mais importantes foi o Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (Proninc), cujo foco era apoiar a criação e o fortalecimento de grupos universitários capazes de dar suporte à formação de EES.

 

Breve biografia

Felipe Addor é mestre em Engenharia de Produção e é doutorado em Planeamento Urbano e Regional pela UFRJ (2012). É professor adjunto e Diretor do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides/UFRJ), órgão suplementar do Centro de Tecnologia, e pesquisador-extensionista do Núcleo de Solidariedade Técnica – Soltec/UFRJ. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social (PPGTDS/Nides/UFRJ). É organizador do livro Tecnologia e Desenvolvimento Social e Solidário (2005, reimpresso em 2011; Editora UFRGS), da trilogia Pesquisa, Ação e Tecnologia (2015; Editora UFRJ) e do livro Teoria Democrática e Poder Popular na América Latina (2016; Editora Insular). Atua principalmente nas áreas de Economia Solidária, Assessoria a empreendimentos, Cooperativismo, Gestão e produção em assentamentos da Reforma Agrária, Políticas Públicas e Democracia Participativa, desenvolvendo suas reflexões nos temas: inovação social, tecnologia social, relação Estado-Sociedade, movimentos sociais, formação em Engenharia, ensino, pesquisa e extensão, gestão de projetos solidários, pesquisa-ação, economia social e solidária.

 

Camila Laricchia é Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus Macaé, no curso de Engenharia de Produção.Doutoranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Engenharia de Produção pela UFRJ (2015). Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). Integrante do Núcleo de Solidariedade Técnica (SOLTEC/NIDES/UFRJ). Trabalha com: Engenharia do trabalho; Ergonomia; Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários; Agricultura familiar, Planejamento e Controle da Produção.”

 

 

Temas: , ,