Cinema e Sociedade na América Latina*

 

11 dez. 16h00 . ISCTE-IUL

Valentina Muhr (Chile) atriz em Las Analfabetas (2013)

Enrique Collar (Paraguai) realizador de Costa Dulce (2014)

Walter Donado (Argentina) ator em Relatos Salvajes (2014)

Moderação: Maria Xavier (CAL)

Valentina Muhr
Actriz chilena com dez anos de carreira nas áreas do Teatro e do Audiovisual. No Chile trabalhou em diversos projectos com Paulina García, Eduardo Pavez, Macarena Baeza, entre outros. Em 2012 viaja para Londres, beneficiada por uma bolsa chilena (Becas Chile) para realizar um Mestrado em Performance na Goldsmiths University of London.
No cinema trabalhou com destacados realizadores como Raúl Ruiz, naquele que foi considerado o seu filme-testamento, La Noche de Enfrente (2012), e Valeria Sarmiento (Secretos, 2009). Em 2013 integra o elenco da segunda temporada da série de televisão “El Reemplazante” e em 2014 estreia o filme Las Analfabetas , com o qual obtem o prémio de melhor actriz internacional, com Paulina García, no Festival Internacional de Cinema de Gramado.

Enrique Collar
Nasceu em 1964, no Paraguai, e formou-se na Escola de Belas Artes Manuel Belgrano, em Buenos Aires. Dedicou-se à pintura, mas a partir de 1997 o seu trabalho artístico voltou-se também para o audiovisual. Escreveu, produziu e dirigiu curtas-metragens de ficção e documentários, entre os quaisMiramenometokei (2002) e Novena (2010), que estreou no Festival Internacional de Cinema Mar del Plata, onde ganhou o prémio SICA para melhor filme Latino-Americano. Costa Dulce, a sua terceira longa-metragem, esteve presente em diversos festivais internacionais.

Walter Donado
Actor, domador e preparador de animais. Dono da empresa “Zoofilms: animales de película”, que fornece animais para os mais variados programas de televisão e produções de cinema, entre elas, “El Arca de Noé”, de Damián Szifrón, onde conheceu o realizador que agora lhe deu esta personagem em Relatos Salvajes. Dedica-se a este negócio há mais de 30 anos, tendo trabalhado en ‘El Perro’ de Carlos Sorín,‘Historias mínimas’, ‘Gatica’ e ‘Aniceto’, de Leonardo Favio, ou ‘La dama regresa’, de Jorge Polaco.

*Sessão organizada no âmbito da V Mostra de Cinema da América Latina

organização: Centro de Estudos Internacionais (ISCTE-IUL) . Casa América Latina . AfrikPlay | Filmes à Conversa