Apresentação

 

O Programa de Doutoramento em Estudos Africanos forma investigadores e profissionais com uma visão compreensiva e prospetiva aprofundadas das principais problemáticas sociais e socioculturais, políticas e económicas africanas, a par do domínio aprofundado de métodos e técnicas de investigação em África. Os doutorandos adquirem competências para a produção de novos conhecimentos sobre a realidade social e sócio-cultural, política e económica africana, para formulação e conceção de programas e projetos de natureza socioeconómica e sociopolítica, bem como reforçam as competências técnicas e de liderança na conceção, gestão e avaliação de políticas, programas e projetos em África.

O 1º ano oferece formação avançada em Estudos Africanos e métodos de investigação, para além de informação sistemática sobre a produção científica nesta área e de um Seminário de Projeto de Investigação. Os 2º e 3º anos, durante os quais é desenvolvida a pesquisa e elaborada a tese, são acompanhados de um Seminário de Investigação e de um Ciclo de Conferências.
Uma relação estreita com o Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL), reconhecido pela FCT e avaliado com elevada classificação, contribui para oferecer um ambiente propício à formação avançada ao nível do doutoramento.

As candidaturas para o ano letivo 2014/2015 decorrem de 03 de fevereiro a 26 de setembro de 2014, realizam-se em Candidaturas online.

[+info]