Autores: Christina McMahon
Ano: 2015
Editora: Almedina
ISBN: 978-972-40-6201-3
No decurso das últimas duas décadas tem-se verificado uma forte evolução de um ciclo animado de festivais de teatro em língua portuguesa. Christina S. McMahon testemunha e faz uma análise detalhada do teatro africano presente nestes festivais, revelando produções capazes de gerar novas perspetivas sobre raça e género, sobre o trauma colonial, e sobre os aspetos económicos da globalização cultural. O livro revela como os festivais internacionais de teatro podem ser importantes veículos para novos diálogos interculturais e novas possibilidades diplomáticas entre países com histórias coloniais comuns.
Índice
CAPÍTULO 1 – Introdução: Espetáculo global: Representação da identidade (Trans)nacional nos circuitos dos festivais de teatro
CAPÍTULO 2 – Mapeando festivais: Cabo Verde, Moçambique e Brasil no mundo lusófono
CAPÍTULO 3 – Remodelar o passado colonial: História, imaginação e fantasia nos palcos dos festivais
CAPÍTULO 4 – As Mulheres Africanas nos circuitos dos festivais: Remodelar as funções laborais e a sexualidade feminina
CAPÍTULO 5 – Adaptação e a (trans)nação: Shakespeare crioulizado, Cervantes intercultural
CAPÍTULO 6 – Para uma conclusão: O Teatro-fórum nos palcos dos festivais