Skip to content

COOPEDU — Congresso Portugal e os PALOP Cooperação na Área da Educação

Autores: Ana Bénard da Costa(CEA-IUL) & Antónia Barreto (CEA-IUL/IPL) (Coordenação)

Ano: 2011

Editora: CEA, ISCTE-IUL

ISBN: 978-972-8335-20-5

O Centro de Estudos Africanos do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, na continuação do 1º colóquio NRedes e em colaboração com a ESECS do Instituto Politécnico de Leiria, realizou nos dias 29 e 30 de Março de 2010 no ISCTE o primeiro Congresso Internacional sobre a Cooperação no âmbito da Educação entre Portugal, os PALOP e Timor Leste. Na Comissão Organizadora deste Congresso participaram, para além das organizadoras deste livro, o Engenheiro José Manuel Prostes da Fonseca a quem, pelo empenho e dedicação, se presta aqui um homenagem especial, a Doutora Margarida Lima de Faria, o Professor António Fazendeiro e o Professor Filipe Santos. A organização deste evento também não teria sido possível sem a colaboração do Gabinete Multimédia da ESECS de Leiria e o apoio do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) e da Fundação Calouste Gulbenkian, entre outros. Este Congresso reuniu cerca de 150 participantes de sete países que durante os dois dias do Congresso debateram questões relacionadas com a temática em foco.

Índice

INTRODUÇÃO

Ana Bénard da Costa / Antónia Barreto

PARTE I – ENQUADRAMENTO

A Cooperação Portuguesa e a Educação
Augusto Manuel Nogueira Gomes Correia

O Centro de Estudos Africanos e a Cooperação em Educação
Clara Carvalho

PARTE II – A LÍNGUA PORTUGUESA: QUESTÕES DE ESCRITA E QUESTÕES DE COOPERAÇÃO

Projectos, Políticas e Perspectivas Futuras, uma Reflexão em Torno das Comunicações Apresentadas
Maria Helena Mira Mateus

Revisão e Edição de Texto – A Gramática e o Discurso
Conceiçao Siopa

Concepções e Prácticas de Avaliação Escrita na Disciplina de Língua Portuguesa em Moçambique
Paula Cruz

Corte Observacional do Uso da Língua Portuguesa em Timor-Leste na Identidade Timorense
Aires Gameiro

Em que Língua se Escreve a Dor? Processos de Reapreciação Linguística na Obra de Lina Magaia
Ana Luísa Teixeira

Qual o Papel da Língua Portuguesa na Política Educativa em Timor Leste?
Lúcia Vidal Soares

O Português enquanto Veículo da Educação em Cabo Verde – Uma polivalência entre vantagem, entrave e desafio
Hans-Peter Heilmair

Educação para Todos na Guiné-Bissau – Que princípios metodológico-didácticos para a aula de Língua Portuguesa?
Gabriela Miranda Barbosa / Rosa Bizarro

PARTE III – COOPERAÇÃO, ENSINO E FORMAÇÃO

Projectos, Políticas e Perspectivas Futuras, uma Reflexão em torno das Comunicações Apresentadas
Antónia Barreto

10 Anos de Cooperação em Educação – Actores, contextos, agendas e diálogo
Júlio Gonçalves dos Santos / Rui da Silva / Rosa Silva

O Projecto Melhorar a Educação de Infância na Guiné-Bissau
Gabriela Portugal

O Impacto da Merenda Escolar na Inserção, Retenção e Sucesso Escolar dos Alunos do Ensino Primário em Angola
Abílio Tomé António Samuel

O Potencial das Redes Sociais para o Desenvolvimento Profissional dos Docentes
Isabel Barbosa / Paula Antunes / António Augusto Moreira

A Formação de Professores em Moçambique e o Desenvolvimento Criativo e Reflexivo
Camilo Ussene

EICP – Uma Escola Técnica do Ensino Básico
Ana Paula dos Santos Pinto

A Cooperação Portugal – São Tomé e Príncipe na Área da Educação e Formação
António José Martelo

A Construção de Novos Manuais – Um elemento crucial da reforma do ensino básico em São Tomé e Príncipe
Maria João Cardona

A Educação Informal e as Associações. A Propósito das Mandjuandades da Guiné-Bissau
Manuela Borges

PARTE IV – COOPERAÇÃO, ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE QUADROS

Projectos, Políticas e Perspectivas Futuras, uma Reflexão em torno das Comunicações Apresentadas
Margarida Faria

Ensino Superior em Moçambique – Políticas, formação de quadros e construção da cidadania
Francisco Noa

O papel das instituições islâmicas no ensino superior em Moçambique – Estudo de caso da província de Nampula
Maria João Baessa Pinto

O papel do INA na Formação de Quadros dos PALOP
José António França Martins

A Presença dos Estudos Africanos nas Licenciaturas em História em Portugal (2002-2006)
Anderson Ribeiro Oliva

Cooperação na Área da Educação enquanto Fator Portador/Produtor de Futuro
Francisco Carvalho

África e Brasil no Mundo Acadêmico – Diálogos cruzados
Neusa Maria Mendes de Gusmão

Parcerias entre Faculdades de Medicina no Âmbito dos PALOP – Da elaboração à implementação de um programa estratégico de desenvolvimento
Alice Bastos / Ana Freitas / Ana Godinho / Elizabete Loureiro / Maria Amélia Ferreira / Mário Fresta

O Capital Humano no Ensino Superior à Distância Português com os PALOP
Luís Manuel Santa Mansos