O CEI-Iscte dedica-se à produção de conhecimento e à realização de investigação de excelência, abordando desafios globais. A nossa abordagem baseia-se em análises locais e setoriais que podem ser adaptadas e aplicadas globalmente, contribuindo assim para enfrentar eficazmente estes desafios. Desde a sustentabilidade e as alterações climáticas até ao crime transnacional organizado, passando pelas ameaças à democracia, à segurança global e à paz, a investigação do CEI proporciona perspetivas e contributos para estas questões críticas.

Para 2025-2029, o CEI pretende reafirmar o seu estatuto como um centro de referência em Estudos Internacionais, não só em Portugal, mas também à escala global.

Consulte o nosso plano estratégico.

Organização

O CEI-Iscte organiza-se em três grupos de investigação – Política Global e Segurança, Democracia, Ativismos e Cidadania e Sociedades Sustentáveis – interligadas por cinco linhas regionais: África, Ásia, MONA (Médio Oriente e Norte de África), América Latina & Caribe, e Europa & Relações Transatlânticas.

Ao reforçar esta interligação, o CEI fortalece as suas atividades, alinhando-se com a agenda mais ampla do Iscte para as ciências sociais contemporâneas. Do ponto de vista estratégico, o centro pretende reforçar a sua posição internacional através do alargamento e consolidação da sua equipa de investigação. Isto inclui o apoio a carreiras de investigação no âmbito do Iscte e a liderança de projetos de investigação internacionais.
Damos também prioridade a uma maior integração entre a investigação e o ensino, apoiando atividades de ensino pós-graduado. Com base nos grupos de investigação, concentramo-nos nas seguintes temáticas:

  1. Política e segurança mundiais: Incidência na governação e nos desafios da segurança mundial, incluindo as ameaças tradicionais à paz e os desafios transfronteiriços, como a prevenção do terrorismo e a relação entre alterações climáticas e segurança.
  2. Democracia, ativismo e cidadania: Ênfase em abordagens multidisciplinares da democracia, do ativismo de base e da cidadania em diversos contextos geográficos, explorando a política a partir de várias perspetivas.
  3. Sociedades sustentáveis: Promover a inovação na compreensão da mudança socioambiental, estudando manifestações, interconexões e implicações para o desenvolvimento e a mudança socioambiental.

Através destes esforços, o CEI pretende tornar-se um centro internacional de referência em Estudos Internacionais, atraindo investigadores de topo e contribuindo significativamente para o panorama do conhecimento global.

Dados de 2023