No âmbito da Semana Europeia do Desporto, o Comité Olímpico de Portugal (COP), e o Centro de Estudos Internacionais do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa (CEI-Iscte), organizam o webinar “Constrangimentos das práticas de whistleblowing no desporto: quebrar o muro de silêncio”, no próximo dia 30 de Setembro pelas 18h00.
Este evento conta com participação do atleta Francisco Belo (Atletismo), João Paulo Almeida, diretor-geral do Comité Olímpico de Portugal, e João Paulo Batalha, presidente da Transparência e Integridade – Associação Cívica, numa sessão moderada pelo investigador do CEI-Iscte, Marcelo Moriconi.
A sessão irá decorrer no Iscte, com disponibilidade para um número limitado de participantes no local, respeitando a capacidade segura do espaço. A iniciativa terá transmissão online através da plataforma Zoom. A entrada é livre, sujeita a inscrição através do formulário: http://bit.ly/tpreg30set
Esta será uma iniciativa integrada no projecto “T-PREG – Training on Protected Reporting System for Professional and Grassroots Sport”, financiado pelo programa Erasmus+ da Comissão Europeia e coordenado pelo CEI-Iscte.

 

Sobre a Semana Europeia do Desporto:

A Semana Europeia do Desporto (SED) é uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia, com o objetivo de promover o desporto e a atividade física em toda a Europa, e junto de todos os cidadãos. Tendo em consideração o atual contexto de pandemia em que vivemos, a SED irá, este ano, desenvolver novas atividades que contribuam para este desígnio. O principal tema da campanha continua a ser #BeActive, incentivando cada um a ser ativo durante a SED, mantendo-se ativo durante todo o ano.

Esta iniciativa é coordenada em Portugal pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. A sua realização decorre na grande maioria dos países europeus. De forma a poder aumentar o seu impacto em termos nacionais, regionais e locais, o IPDJ irá proceder à sua implementação de forma descentralizada e em estreita cooperação com os numerosos parceiros que estão firmemente empenhados em apoiar esta iniciativa. A Semana Europeia do Desporto de 2020 será estruturada em torno dos seguintes temas centrais: educação, locais de trabalho, atividades ao ar livre, clubes desportivos e centros de fitness.

Fonte: IPDJ, I.P.
Sobre o T-PREG:

O projecto “T-PREG – Training on Protected Reporting System for Professional and Grassroots Sport” tem como objectivo fortalecer significativamente a eficiência das políticas que estão implementadas contra a combinação de resultados desportivos através do investimento no treino/partilha de informação no meio. O projecto é fortemente baseado na cooperação entre vários actores relevantes com referência específica a dois Governos Nacionais assim como dois Comités Olímpicos Nacionais, que, pela primeira vez, estão envolvidos numa cooperação dentro desta temática.

Este projecto é financiado pelo programa de Desporto da linha Eramus+ da Comissão Europeia.

Mais informação.

Foto de Mateusz Dach no Pexels