Neste dia irá decorrer um Seminário de Estudos Internacionais sobre as consequências na política externa dos EUA após a eleição de Donald Trump.

Sobre o seminário:

A eleição de Donald Trump, alguém sem qualquer experiência prévia na política norte-americano, em Novembro de 2016, foi um facto inesperado de grande importância, tendo em conta o enorme poder do presidente dos EUA. Logo se iniciou um debate que continua até hoje em torno da questão: até que ponto Trump como presidente iria procurar implementar as rupturas na política externa norte-americana que defendeu como candidato populista? Seria que as demais instituições do sistema político norte-americano consigam moderar Trump e assegurar a continuidade da ação externa dos EUA? Ou assistiremos a uma viragem significativa na postura dos EUA no mundo. Neste seminário iremos fazer o balanço, um ano depois, do real impacto do Presidente Trump em termos de mudança e continuidade na política externa norte-americana em relação às principais regiões do mundo.

14:00-15:00 Trump e a política externa dos EUA em África (Ana Lúcia Sá CEI ISCTE-IUL; Alexandra Dias, IPRI FCSH-UNL)

15:00-16:00 Trump e a política externa dos EUA na Ásia e Médio Oriente (Giulia Daniele, CEI ISCTE-IUL; Luís Tomé, UAL)

16:00-16:00 Intervalo

16:30-17:30 Trump e a política externa dos EUA na América Latina (Pedro Seabra CEI ISCTE-IUL; Felipe Albuquerque, ICS-Uni.Lisboa)

17:30-18:30 Trump e a política externa dos EUA na Europa (Luís Nuno Rodrigues, CEI ISCTE-IUL; Bruno Cardoso Reis, CEI ISCTE-IUL)