Detalhes do evento

  • Date:

A epistemologia feminista, enquanto domínio específico de investigação e teorização, foi desenvolvida na década de 1980 por filósofas e cientistas feministas anglo-saxónicas, principalmente do meio académico norte-americano (por exemplo, Sandra Harding, Evelyn Fox Keller, Helen Longino, Donna Haraway). Estas académicas tomaram como ponto de partida a observação, apoiada por muitos estudos de caso, da presença inquestionável de preconceitos sexistas e androcêntricos na ciência (em particular nas ciências sociais e da vida). Atualmente, o campo das “epistemologias feministas” acolhe um vasto leque de autores, disciplinas, línguas e práticas: A Conferência de Lisboa sobre Epistemologia Feminista: Um Diálogo Interdisciplinar” reúne académicos/as de várias áreas disciplinares, incluindo, mas não se limitando a, filosofia, estudos de género, estudos feministas, antropologia, estudos internacionais, ciências sociais e ciência política, para debater o âmbito das ‘epistemologias feministas’ através de um debate teórico comparativo e da análise de vários estudos de caso e trabalhos de campo. O nosso objetivo é promover o diálogo interdisciplinar e a fertilização cruzada de ideias, o que enriquecerá a nossa reflexão teórica e mobilizará a mudança no seio da comunidade académica e fornecerá ferramentas para o envolvimento social.

O programa consiste em conferências convidadas, mesas redondas e comunicações. Os resumos para as comunicações sobre epistemologia feminista são bem-vindos.

A conferência será organizada em torno dos seguintes tópicos:

● Género e identidade

● Interseccionalidade

● Objetividade e valores na ciência

● Justiça epistémica

● Aspetos políticos e sociais da ciência

● Estudos de caso e práticas de investigação

São fortemente encorajadas as submissões de estudantes de graduação, jovens académicos e membros de grupos sub-representados. As comunicações deverão ter uma duração de 20 minutos (mais 10 minutos de discussão).

or favor, enviem os vossos resumos (máx. 300 palavras) através deste FORMULÁRIO (https://tinyurl.com/femepist-2024) até 10 de agosto. A aceitação será notificada até 15 de setembro.