Numa fase histórica em que o continente africano está vivendo grandes transformações, que em muitos casos ameaçam os espaços de liberdade individual e coletiva conquistados com grandes esforços mediante as lutas anticoloniais, a sociedade civil e nomeadamente os movimentos sociais representam o elemento fundamental para levar a frente um projeto de sociedade inclusivo e justo. Para compreender melhor tais lutas, analisando suas caraterísticas, inovações e capacidade de criação de redes solidárias, o Instituto de Estudos de África da Universidade Federal de Pernambuco, a Universidade Federal da Paraíba, o Centro de Estudos Internacionais do Iscte (CEI-Iscte) e o Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral (CESAC) de Bissau promoverão nos dias 14, 15, 16 de setembro de 2021, a 3ª Conferência Internacional Ativismos em África, no qual serão debatidos os novos perfis do ativismo social no continente africano e as perspetivas de mudança trazidas pelos mesmos.
Diante da atual pandemia covid19, que exige o cancelamento ou o adiamento dos diversos eventos, a comissão organizadora da III Conferência Internacional ATIVISMOS EM ÁFRICA 2021 (Recife, Brasil) está ciente dos desafios impostos pela crise sanitária e seus efeitos imprevistos efeitos em um futuro próximo. Levando em consideração a incerteza do retorno às universidades em condições seguras e a normalização do tráfego aéreo global, a comissão organizadora decidiu converter a III Conferência Internacional ATIVISMOS EM ÁFRICA 2021 em uma eConferência (Conferência Virtual).
A reorganização da conferência vai impor vários desafios aos participantes, acadêmicos, palestrantes e ao comitê organizador. Mas esse novo modelo de eConferência vai enriquecer todo o evento, permitindo a participação de acadêmicos e ativistas que não poderiam viajar ao Brasil para apresentar seu trabalho e movimento. Face a esta nova realidade, a comissão organizadora decidiu adiar o prazo do call for papers para 31 de janeiro de 2021.
Convidamos acadêmicos e ativistas a participar desta conferência e enviar seus trabalhos ou entrar em contato com o comitê organizador para apresentar seu movimento ativista e suas lutas nestes tempos desafiadores da pandemia COVID19.
Call for papers: https://activismsinafrica21.wordpress.com/call-for-papers/
As comunicações apresentadas na Conferência poderão ser publicadas, em forma de artigos, nas revistas académicas parceiras do evento, consoante os interesses temáticos e os procedimentos em vigor em cada uma dessas revistas:
Cadernos de Estudos Africanos (CEI-Iscte)
Debates Insubmissos (UFPE)
Estudos de Sociologia (UFPE)
Trans|form|ação (UNESP)
Canadian Journal of African Studies (CAAS)
Luso-Brazilian Review (University of Wisconsin Press)
Revista Brasileira de Estudos Africanos (CEBRAFRICA)
Todas as informações estão disponíveis no site do evento: https://activismsinafrica21.wordpress.com/
Organização:
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE
Centro de Estudos Internacionais do Iscte, CEI
Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral, CESAC
Universidade Federal da Paraíba, UFPB
Apoio:
FCT