A não perder! Exibição do documentário “Do outro lado do Atlântico” de Daniele Ellery Mourão e Márcio Câmara, seguida de debate com Tamilton Teixeira, da Guiné-Bissau, um estudante internacional dos PALOP entrevistado no documentário. Frequentou o ensino Superior no Brasil e atualmente estuda em Lisboa.
A sessão decorre no ISCTE-IUL, no dia 8 de novembro, pelas 17h15. A entrada é livre e não necessita de inscrição.

Esta iniciativa insere-se no programa do congresso internacional IV COOPEDU: Cooperação e Educação de Qualidade, que decorre já nos dias 8 e 9 de novembro no ISCTE-IUL. Relembramos que a participação no congresso é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia neste formulário. Consulte o programa.

 

 

Sobre o documentário:

Do outro lado do Atlântico 

[ Brasil, 2016. 90′ ] 

Documentário filmado no Brasil e nas ilhas de Cabo Verde. Aborda as diversas perceções sobre identidades e culturas de estudantes africanos de Países de Língua Oficial Portuguesa que estudam ou estudaram em universidades brasileiras. Dos dois lados do Atlântico, são contadas histórias de partidas, permanências e regressos, encontros e desencontros de ideias, percursos, desejos e sonhos.

Direção: Daniele Ellery (Sociologia/UNILAB) e Márcio Câmara (Cinema/UNIFOR)

 

FICHA TÉCNICA

DIREÇÃO E ROTEIRO Daniele Ellery e Márcio Câmara PRODUÇÃO Allan Deberton PESQUISA Daniele Ellery FOTOGRAFIA Daniel Donato e Roberto Iuri SOM DIRETO Márcio Câmara MONTAGEM Joana Collier ASSISTENTES DE MONTAGEM Rafael Mourão e Gabriel Bilig PRODUTORA Deberton Entretenimento e Euphemia Produções COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO Samira Pereira e Ema Barros EDIÇÃO DE SOM Tomás Alem MIXAGEM Alexandre Jardim COLOR E DCP Glauco Guigon CRÉDITOS Movedoll Cinematográfica IDENTIDADE VISUAL Simon Fernandes

 

Prémios

Roteiro premiado no X Edital Ceará de Cinema e Vídeo da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará 2013

Melhor Documentário – II Plateau – Festival Internacional de Cinema da Praia, Santiago, Cabo Verde

Melhor Filme – XXXI Black International Cinema Berlin

Melhor Direção – Fest Cine Maracanaú 2016

Melhor Som – Prêmio Delart – 10º Festival Cine Música

Melhor Filme – Mostra Estadual do Sesc Nordeste 2017

Melhor Documentário – Cape Verde American Film Festival – Providence, Rhode Island, EUA – 2017