No próximo dia 27 de novembro, o CEI-IUL recebe o Mathias Alencastro, investigador do CEBRAP, em São Paulo, Brasil, e investigador visitante do Instituto de Ciências Sociais – Universidade de Lisboa, para um Seminário em Estudos Internacionais sobre o papel da Odebrecht na diplomacia Brasileira.

A sessão decorre no sala AA3.29 (Ed. Ala Autónoma, ISCTE-IUL), pelas 16h00. A entrada é livre.

 

Resumo:

A Odebrecht é o ator incontornável de qualquer estudo sobre as relações contemporâneos entre Brasil e África. No entanto, ainda sabemos pouco sobre as relações entre o Estado brasileiro, a Odebrecht e o estado angolano. Uma lacuna significativa, visto que a Odebrecht fez muito mais do que gerar lucro: ela possibilitou a guinada da diplomacia brasileira para o Sul Global. A apresentação mostra como, ao longo de quatro décadas, a Odebrecht funcionou como o veículo através do qual o Brasil atingiu os seus objetivos diplomáticos e comerciais.

 

Sobre o autor:

Doutor em Ciência Política pela Universidade de Oxford, membro do CEBRAP – São Paulo e investigador visitante do Instituto de Ciências Sociais – Universidade de Lisboa