O CEI-Iscte vai organizar o colóquio “Bicentenário da Independência Brasileira: reflexões e perspetivas”, em parceria com o CIES-Iscte, a Casa do Brasil, e a Biblioteca do Iscte nos dias 10 e 11 de novembro de 2022.
O evento contará com várias iniciativas que têm o objetivo de promover o debate sobre o passado e a atualidade do Brasil.
Entre uma série de investigadores nos painéis, estarão presentes no Iscte três investigadores radicados no Brasil: Ana Flávia Magalhães Pinto, professora da Universidade de Brasília (UnB), coordenadora da regional Centro-Oeste do Grupo de Trabalho Emancipações e Pós-Abolição da Associação Nacional de História (Anpuh); Edson Kayapó, professor do Instituto Federal da Bahia (IFBA); e Tâmis Parron, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde coordena o Núcleo de História Comparada Mundial (COMMUN). Da comunidade académica portuguesa, teremos Carmen Fonseca, professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Univ. Nova de Lisboa e investigadora do IPRI-NOVA; e Pedro Seabra, professor do Iscte e investigador do CEI-Iscte.