Activisms in Docs #16

A 16ª sessão do Activisms in Docs conta com a participação de Claudio Carbone, realizador do documentário “Another Lisbon Story”  e exibição do mesmo no LARGO Café Estúdio. A entrada é livre.

Sobre o documentário

Another Lisbon Story – Documentario
documentário | 61′ | 2017 | realização: Claudio Carbone

Junto ao aeroporto da Portela em Lisboa, os moradores de um pequeno bairro são parte activa das decisões do lugar onde vivem. As suas casas reflectem a ausência de uma política de habitação nos últimos anos, o que as obriga a encontrar os seus próprios meios para solucionar o problema da falta de uma habitação condigna. Este filme sublinha as responsabilidades actuais do arquitecto no planeamento urbano, decifrando e debatendo modos de acção e inovação frente aos desafios urbanos futuros.

O Bairro da Torre é um bairro auto produzido, resultante da ocupação de terrenos públicos e privados, por parte de uma comunidade de origem portuguesa e santomense, mas também por famílias ciganas. São 62 famílias que habitam neste contexto – cerca de 300 mulheres, crianças, homens, idosos e, entre estes, pessoas com deficiência e problemas de saúde graves. Convivem num bairro sem saneamento básico, sem electricidade e, nalguns casos, sem água e em casas precárias.

 

Sobre o convidado

Claudio Carbone é natural de Potenza (Itália) e em 2007 mudou-se para Roma para estudar arquitectura, sua actual profissão, focando-se sobre as cidades informais do Brasil, Roma e Lisboa e respectivos processos de inclusão. Actualmente vive na Costa Rica, onde trabalha como investigador na FLACSO (Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales) desenvolvendo projectos com a comunidade indígena em luta no sul do país. É realizador e director de fotografia, e o autor dos documentários:
Cielito Rebelde “Voci dal Messico resistente” (2016) sobre os movimentos de luta no México,
Rosso Vivo – Documentario(2017) sobre uma ocupação comunitária em Roma e
Another Lisbon Story – Documentario (2017) sobre o processo de inclusão de um bairro informal na sociedade lisboeta.

Uma actividade no âmbito do projecto Activisms in Africa.
Apoios: CEI – IUL | Largo Residências