Nesta quinta-feira, dia 19 de abril, pelas 18h, irá decorrer o 15º Activisms in Docs, em que será exibido o documentário “Accra Power” de Sandra Krampelhuber & Andrea Verena Strasser (2016), seguido de conversa com o investigador do CEI Vítor Alexandre Lourenço.
Activisms in Docs é actividade no âmbito do projecto Activisms in Africa e que decorre mensalmente em parceria com o LARGO Residências, onde são exibidos no LARGO Café Estúdio os documentários dentro da temática deste projecto.
Sobre o documentário
Accra Power é um documentário realizado por Sandra Krampelhuber & Andrea Verena Strasser, de 2016. (49 min |Language: English)
Este dá-nos uma ideia ecléctica das percepções de poder numas das muitas cidades Africanas em crescimento. O documentário foca-se nas estratégias criativas e artísticas dos jovens Ganeses, que se encontram numa encruzilhada entre tradição e crenças, grande crescimento tecnológico e económico, um défice de infraestruturas e uma crise energética. A seguir ao filme será promovida uma conversa com Vítor Alexandre Lourenço, investigador do Centro de Estudos Internacionais, ISCTE-IUL.
Sobre o convidado
Vítor Alexandre Lourenço é politólogo, investigador do CEI , ISCTE-IUL, estando a terminar a sua tese de doutoramento sobre a região de Asante. O autor tem diversos trabalhos científicos publicados sobre Moçambique, de entre os quais se destacam os livro Mfumo e (Ti)Hosi: Figuras do Político em Moçambique (2006, Lisboa: UNL/AER, 322 pp) e Moçambique: memórias sociais de ontem, dilemas políticos de hoje (2009, Lisboa: Gespress/CEA-IUL, 354 pp). Actualmente, desenvolve o seu trabalho de investigação na especialidade de Estruturas políticas e dinâmicas sociais em África, com particular destaque para o Gana.