O CEI-IUL alia-se novamente ao movimento #HeForShe para a 3ª edição “Women’s Rights Are Humans Rights”, que vai decorrer no próximo dia 8 de maio às 15h no ISCTE-IUL, com o objectivo de continuar a consciencializar a população portuguesa para o desequilíbrio na balança do género.
Segundo os dados do Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE), entre os 28 Estados-membros da União Europeia, Portugal é o 7º com pior desempenho. Cabe a parcerias como esta mudar as estatísticas e tornar o nosso país num lugar mais justo e igualitário para as futuras gerações.

 

PROGRAMA:

15h00: Abertura

15h30-17h30: Islão e Mulher

17h30 – 18h00 – Intervalo

18h00-20h00: O que é ser homem e o que são as novas masculinidades?

[Brevemente serão anunciados os oradores de cada painel]

 

Sobre o Projecto:

HeForShe é um movimento da agência ONU Mulheres, criado em Setembro de 2014 juntamente com a actriz Emma Watson, que pretende acelerar a igualdade de género, integrando na sua agenda rapazes e homens de forma a consciencializá-los da importância do seu papel na igualdade de género e na promoção dos direitos das mulheres. Trabalhamos estas questões com uma visão mais universal, acreditando que os direitos das mulheres dizem respeito a todxs e que se trata efectivamente de uma questão de direitos humanos.
Assim, o HeForShe Portugal está presente no nosso país desde Março de 2017. Actualmente, temos equipas activas em Lisboa, Porto, Algarve, Coimbra e Évora. No nosso primeiro ano de actividade organizámos mais de 15 eventos e participámos a convite em mais de 30, tendo sido um deles o Fórum iGen, promovido pela CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego.
As conferências são um dos meios de consciencialização, a par das acções de sensibilização e de formação, que utilizamos para alertar consciências. As universidades são um dos três pilares do HeForShe, uma vez que acreditamos que é através da educação que podemos atenuar e eliminar estereótipos e preconceitos de género.