O investigador Marcelo Moriconi foi autor do capítulo “Deconstructing Sportswashing: Analytical Concept or Ideological Prejudice?” para o livro “The Palgrave Handbook on the Economics of Manipulation in Sport”, editado pela Palgrave.

No capítulo, o investigador analisa o conceito de sportswashing, uma expressão que ganhou destaque nos media anglófonos, após eventos como o Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA 2022 no Qatar. Apesar da sua crescente popularidade no discurso público e académico, o autor argumenta que o termo apresenta uma definição limitada e contraditória, sendo frequentemente usado de forma ideológica.

Com uma abordagem crítica e não ideológica, o capítulo examina as contradições semânticas associadas ao conceito, analisa as práticas e os atores descritos por jornalistas e activistas, e propõe uma nova forma de compreender a utilização do desporto por governos como ferramenta de “poder brando” (soft power) e diplomacia económica.

O livro “The Palgrave Handbook on the Economics of Manipulation in Sport” reúne contributos de especialistas internacionais sobre temas como corrupção, manipulação, e os impactos económicos e sociais do desporto.