A quinta edição do Fórum LPAZ vai decorrer na Ilha de Santa Maria – Açores, Portugal, de 5 a 7 de setembro de 2024, sob o tema “Um Atlântico muitas perspectivas – valorizar a diversidade na era da competição“.
O evento de três dias é organizado pela Associação LPAZ, em colaboração com o Centro de Estudos Internacionais do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa (CEI-Iscte), o Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores (CEHu), o Centro Atlântico, a Associação de Estudos Transatlânticos, Associação Portuguesa de Estudos Franceses (APEF), Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa e CHAM – Centro de Humanidades, com o apoio do Governo Regional dos Açores, da Câmara Municipal de Vila do Porto e da FLAD – Fundação LusoAmericana para o Desenvolvimento.
O convite à apresentação de comunicações procura contribuições que abordem as várias perspectivas do Atlântico, incluindo, mas não se limitando a, Estados e regiões insulares, vozes do Sul global, comunidades costeiras e estruturas de governação regional e internacional. A diversidade de perspectivas é também procurada em termos das áreas de estudo que serão abrangidas, incluindo História, Ciência Política, Relações Internacionais, Literatura, Sociologia, Economia e Tecnologia.
Temas da Conferência
1. Os Açores e a geopolítica atlântica;
2. Cinética atlântica: transportes, comunicações e conetividade [em memória de Alan Dobson];
3. Diásporas atlânticas;
4. Ambiente e alterações climáticas;
5. História da ciência no Atlântico;
6. Estudos insulares, literatura insular e representações do Atlântico;
7. Política atlântica, Estado, autonomia e integração;
8. Abordagens geocríticas e geopoéticas sobre o Atlântico literário;
9. O Atlântico na literatura, nos media e noutras artes.
As propostas de comunicações individuais devem ser enviadas por correio eletrónico como anexo de um documento para forumlpaz@gmail.com e incluir:
– Resumo do trabalho com 300 palavras;
– Biografia do autor com 100 palavras.
O prazo para submissões foi estendido até dia 15 de abril.
Consulte a Call completa.