O investigador Tiago Fernandes, do CEI-Iscte, lançou o seu novo livro Democratic Quality in Southern Europe, que teve por base novos dados do projeto Varieties of Democracy, que analisa as trajetórias democráticas de França, Grécia, Itália, Portugal e Espanha nos últimos 50 anos.

Resumo:

Sustentado por novos dados do projeto Varieties of Democracy, Democratic Quality in Southern Europe analisa de perto as trajectórias democráticas de França, Grécia, Itália, Portugal e Espanha nos últimos cinquenta anos.

Apesar de origens semelhantes, França, Grécia, Itália, Portugal e Espanha registaram variações significativas na forma como as suas democracias evoluíram. Abrangendo desde os movimentos de contestação do final dos anos 60 e início dos anos 70 até aos desafios resultantes da crise financeira da Grande Recessão, o editor Tiago Fernandes reúne com mestria uma coleção de ensaios que vão para além do impacto do desenvolvimento socioeconómico destes cinco países, explorando explicações inovadoras e matizadas para as suas trajectórias divergentes. Democratic Quality in Southern Europe combina novos dados com metodologias clássicas para criar hipóteses novas e convincentes sobre o desenvolvimento, a qualidade e a profundidade da democracia nesta região crítica.

Poderá adquirir o livro aqui: https://undpress.nd.edu/9780268207755/democratic-quality-in-southern-europe/

O CEI-Iscte faz parte da rede Varieties of Democracy (V-Dem), que adota uma abordagem única para conceptualizar e medir a democracia. A V-Dem distingue cinco princípios de democracia de alto nível: eleitoral, liberal, participativa, deliberativa e igualitária, e recolhe dados para medir estes princípios.