O projeto REGEN4ALL, financiado pelo programa Erasmus+, foi lançado no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa no mÊs de março, onde os parceiros do projeto se reuniram pela primeira vez para dar início a este projeto de um ano baseado na investigação em ecovilas.

O objetivo do projeto ReGEN4All é servir os investigadores, profissionais e educadores de adultos das ecovilas e do meio académico, bem como os decisores políticos a todos os níveis, a fim de tornar o conhecimento adquirido dentro e através das ecovilas mais acessível tanto para a investigação como para as decisões políticas sobre estilos de vida e ambientes de vida sustentáveis.

Para um profissional, um gestor de ecovilas ou um educador, pode ser difícil chegar à investigação relacionada com as ecovilas, saber que ela existe e poder utilizá-la no seu trabalho. Sem acesso ou capacidade para encontrar esta investigação, ela permanecerá escondida e não será utilizada. Todos terão interesse em tornar a investigação relacionada com as ecoaldeias mais conhecida e utilizada, pelo que os parceiros do projeto estabeleceram o objetivo de criar ligações e tornar a investigação facilmente acessível.

Os parceiros do projeto são a GEN Europe (representada pela GEN Research), o Iscte (Centro de Estudos Internacionais/Iscte- Instituto Universitário de Lisboa), a ECOLISE e a LOES, a Rede Dinamarquesa de Ecovilas.

Este projeto é um ponto de partida para uma cooperação entre investigadores, educadores e profissionais. No âmbito do projeto, o objetivo é criar Comunidades de Prática dentro desses grupos-alvo, tanto à escala nacional como europeia. Os parceiros criarão uma plataforma que contém um sistema de correspondência entre investigadores de ecoaldeias, uma base de dados que contém uma coleção de literatura sobre investigação em ecoaldeias e um código de conduta sobre como abordar as ecoaldeias enquanto investigador – e para as ecoaldeias como lidar com investigadores que realizam investigação nas suas ecoaldeias. Além disso, o projeto organizará uma série de colóquios em linha com apresentações e debates entre investigadores e profissionais.

O objetivo principal é criar um instituto de investigação internacional e descentralizado para a investigação em ecoaldeias a todos os níveis da GEN, em estreita colaboração com instituições académicas e instituições de defesa como a ECOLISE.