Algumas semanas após o lançamento oficial do projeto “REACT – Rapid Elimination of Invasive Agricultural Pest Outbreaks by Tackling them with Sterile Insect Technique Programs”, a equipa internacional do projeto reuniu-se na Universidade Justus Liebig, em Giessen, para explorar as possibilidades de métodos de controlo de pragas a longo prazo e sem pesticidas no contexto das culturas.
A equipa do projeto seguiu o convite do coordenador do projeto e especialista em biotecnologia de insectos, Prof. Dr. Marc Schetelig.
O projeto, financiado pela Comissão Europeia, responde ao impacto negativo das infestações de insetos na produção de legumes e frutas. Para além de contribuir para o desenvolvimento da investigação de base no domínio da biotecnologia, os investigadores esperam obter informações sobre a forma de lidar com as duas espécies de moscas Bactrocera dorsalis e Bactrocera zonata, que se tornaram recentemente mais prevalecentes na Europa.
A reunião de lançamento decorreu entre os dias 18 e 20 de janeiro de 2023, e incluiu uma primeira sessão semi-pública, na qual os membros do Conselho de Administração foram convidados a comentar as estratégias, métodos, resultados e efeitos do projeto.
O projeto teve início em novembro de 2022, sendo os investigadores Ana Larcher e Ulrich Schiefer os membros da equipa representantes do CEI-Iscte/Iscte. O projecto é coordenado pela Justus-Liebig-University Gießen e financiado pelo Horizonte Europa.