No mês do Dia da África são promovidas algumas mesas de debate. A mesa-redonda Estratégias Globais na África pretende reunir especialistas para debater o tema visando quer a África Oriental – com especial incidência sobre a nova importância de Moçambique do seu Canal Marítimo, face à progressão dos movimentos radicais islamitas – quer a África Ocidental (João Craveirinha) – tendo em conta tanto o Islamismo pós-colonial em África (dois casos de estudo, Marrocos e Guiné-Bissau) (Raúl Braga Pires), como o impacto do radicalismo nigeriano na região do Golfo da Guiné (Eugénio C. Almeida). O debate decorre na sala B1.04, às 17h e tem entrada livre
3ªfeira, dia 29 de maio
Na quarta sessão do ciclo de tertúlias “Leituras do Mundo” contamos com a presença de Filipe Vasconcelos Romão que irá apresentar o seu livro Espanha e Catalunha – Choque entre Nacionalismos. A moderação irá ficar a cargo da investigadora do CEI-IUL, Ana Isabel Xavier. A sessão decorre na sala B6.02 (Biblioteca ISCTE-IUL) às 15h30.
4ªfeira, dia 30 de maio
No âmbito do lançamento do novo projecto financiado pela parceria Aga Khan / FCT “Pluralismo: Democratização e integridade eleitoral em Angola e Moçambique” e no mês do Dia Mundial da África, é organizada uma mesa-redonda que pretende dar a conhecer este projecto e lançar o debate. A mesa-redonda “Angola e o Futuro: caminhos da História e trilhas do presente”
irá contar com a participação de: Alberto Oliveira Pinto, Jean-Michel Mabeko-Tali, José de Melo Alexandrino, Nuno Vidal. A abertura ficará a cargo do parceiro do projecto Associação Chá de Caxinde que será representada por Jacques Arlindo dos Santos e a moderação deste debate será feita por Adolfo Maria. Participe nesta sessão que decorre no Aud. B1.03, pelas 17h, com entrada livre.