Lançamento do Projecto “Training on Protected Reporting System for Professional and Grassroot Sport”

No próximo dia 20 de fevereiro será o lançamento de um projecto com financiamento Europeu, e coordenado pelo CEI-IUL, que tem o objectivo de fortalecer as políticas contra a combinação de resultados no desporto.

A mesa-redonda “A nova Resolução das Nações Unidas contra a corrupção no desporto na perspetiva da luta contra a manipulação de resultados na Europa”, conta com a presença de Paolo Bertaccini, assessor do dept. de desporto do Governo de Itália, para apresentar a nova Resolução da ONU contra a corrupção no desporto. A apresentação é seguida por um debate com João Paulo Almeida, Director Geral do Comité Olímpico de Portugal, José Lima, Coordenador o Plano Nacional de Ética no Desporto (Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P.) e João Paulo Batalha, Consultor de Comunicação da Transparência e Integridade, Associação Cívica. A moderação ficará a cargo do investigador do CEI-IUL e coordenador do projecto, Marcelo Moriconi.

Este debate irá ter lugar no Aud. Caiano Pereira (Edifício I, ISCTE-IUL) entre as 18h00 e as 19h45 e é aberto ao público geral.

 

PROGRAMA

Moderador: Marcelo Moriconi (CEI-IUL, ISCTE-IUL)

Oradores: [já confirmados]

João Paulo Almeida – Comité Olímpico de Portugal

Paolo Bertaccini – Assessor do Dept. de Desporto do Governo de Itália

José Lima – Plano Nacional de Ética no Desporto – PNED

João Paulo Batalha – Transparência e Integridade, Associação Cívica – TIAC

 

Tema: Combinação de resultados desportivos na Europa

Horário: 18h00-19h45

Local: Auditório Caiano Pereira, Edifício I, ISCTE-IUL

 

Sobre o Projecto

Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL) do ISCTE-IUL é coordenador do projecto financiado pela Comissão Europeia “Training on Protected Reporting System for Professional and Grassroot Sport (T-PREG)”. O projecto é fortemente baseado na cooperação entre vários actores relevantes com referência específica a dois Governos Nacionais assim como dois Comités Olímpicos Nacionais, que, pela primeira vez, estão envolvidos numa cooperação dentro desta temática.

O projecto tem como parceiros: Instituto Português do Desporto e Juventude I.P., Comité Olímpico de Itália, Comité Olímpico de Portugal, Universidade Católica do Sagrado Coração (Itália), Instituto de Criminologia da Universidade KU Leuven (Bélgica), Universidade Autónoma de Madrid (Espanha), Transparência Internacional da Eslovénia, Associação Europeia para a Segurança no Desporto (ESSA), Associação Europeia para o Estudo de Apostas (EASG), Departamento do Desporto do Governo de Itália.

O objectivo é fortalecer significativamente a eficiência das políticas que estão implementadas contra a combinação de resultados desportivos através do investimento no treino/partilha de informação no meio.