[wzslider autoplay=”true” exclude=”20032″]

Desde o final da guerra civil em Angola, esta tem sido considerada como uma importante região de estudo quer sob uma perspectiva histórica, quer sob uma perspectiva mais direccionada às ciências sociais.

Neste momento diversas questões se levantam com a incerteza do futuro político e económico, que é gerada pelas eleições que se aproximam. Também as causas dos avanços e constragimentos ao desenvolvimento de Angola são objecto de análise, desde a influência do colonialismo às contigências e políticas delineadas após a sua independência.

Foi neste âmbito que o Centro de História da Universidade de Lisboa, o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, o Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL e o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa se coordenaram para organizar a Conferência Internacional Angola: os legados do passado, os desafios do presente.

O objetivo da Conferência é abrigar debates sobre novas perspectivas da história política, económica e cultural de Angola, revisitando questões consagradas pela historiografia, e abordar temas e problemáticas relevantes para a Angola do presente.

A conferência terá lugar nos dias 14 e 15 de novembro de 2017 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e está neste momento a aceitar propostas de comunicações até ao dia 30 de setembro.

As comunicações, de 20 minutos, poderão ser apresentadas em português, espanhol, francês e inglês e devem ser submetidas no formulário online.

Consulte aqui mais informações sobre esta iniciativa.