Estão abertas até ao dia 20 de junho as candidaturas para o Programa Pessoa, para intercâmbio de investigadores no âmbito de projetos comuns de investigação entre Portugal e França.

O financiamento destina-se à mobilidade de investigadores participantes nos projetos: despesas de viagem e estadia da equipa portuguesa em França.

A não inclusão de jovens investigadores na equipa tem caráter eliminatório e será dada prioridade a novos projetos/novas equipas, bem como a projetos que incluam a organização conjunta de workshop’s.

Candidaturas

As candidaturas devem ser elaboradas conjuntamente pelos investigadores responsáveis dos dois países e submetidas aos organismos executores do Acordo. Assim, a equipa portuguesa deverá remeter a sua candidatura ao DRI da FCT e a equipa estrangeira ao organismo do seu país.

Critérios de avaliação: Mérito científico e qualidade da proposta; qualidade das equipas de investigação da proposta; relevância da participação de jovens investigadores da parte portuguesa; adequação das missões de mobilidade ao programa proposto.

Seleção das propostas: As propostas consideradas elegíveis serão avaliadas por ambas as Partes e posteriormente analisadas em reunião conjunta na Comissão Mista de seleção, composta por elementos da FCT e do Campus France, sendo apuradas para financiamento aquelas que forem objeto de acordo na conciliação de interesses entre as duas instituições.

A formalização da candidatura deverá ser feita através do e-mail  helena.ramos@fct.pt com a seguinte documentação: Formulário (download do ficheiro) e parecer do responsável pela instituição na qual o candidato desenvolve trabalho, assinados e enviados em formato PDF.

Informação disponível em: http://www.fct.pt/apoios/cooptrans/pessoa/index.phtml.pt