O Grupo Economia e Globalização reúne investigadores que trabalham em domínios diferentes dentro das áreas científicas da Economia e da Gestão de Empresas. A sua estrutura reflete tanto os percursos de investigação já acumulados no passado como os novos desafios e interesses de investigação que se colocam para o futuro.

O grupo está organizado em quatro clusters temáticos.

O primeiro, um dos de maior experiência dentro do Centro, refere-se às questões da Economia do Desenvolvimento, visando os processos de Desenvolvimento (passados e futuros) dos PALOP (sobre os quais há mais trabalho acumulado), dos novos países emergentes (Brasil, Índia, China e África do Sul) e de outros países africanos, latino-americanos e asiáticos (designadamente, os chamados “Novos Países Industrializados”).

O segundo, também com tradição no Centro, centra-se na análise das questões dos empresariados, do empreendedorismo e dos modelos de gestão, em contextos culturais distintos, nomeadamente em África, Ásia e América Latina.

O terceiro centra-se na análise dos processos de Globalização, tendo em conta as tendências e os desafios decorrentes da globalização económica e financeira, o papel da OMC e o lugar dos diferentes países e regiões nesses processos.

O quarto refere-se aos novos conceitos, práticas e experiências de Economia Social e Solidária e as suas relações com as novas formas económicas do comércio justo, do microcrédito, dos sistemas de finanças alternativas e éticas, das moedas sociais e dos sistemas locais de troca, do movimento de transição, da freeconomy, dos clubes de troca, das redes de poupança e crédito solidário, do consumo responsável, etc. Pretende-se, neste último cluster, aprofundar o conhecimento e a comparação entre as experiências e os contributos provenientes, nas suas diversidades, de África, da América Ibérica, da Ásia e da Macaronésia.

Estes quatro cluster permitem cruzar o Grupo  Economia e Globalização com as três linhas temáticas do Centro, ou seja, Europa e Relações Transatlânticas, África e Ásia, pelas quais se repartem, de forma múltipla, os domínios de investigação e os correspondentes investigadores.

 

Neste momento estão a decorrer os seguintes projectos de investigação:


Projectos Concluídos