Seminário: “Política Externa Portuguesa e África: Dimensões Contextuais e Políticas”

O presente evento pretende discutir de maneira aprofundada e aberta grandes tendências e características centrais da política externa portuguesa contemporânea em relação à África Subsariana. Contando com a participação de diversos investigadores do CEI-IUL, mas também de outras universidades do país, o seminário olhará em concreto para dimensões contextuais desse relacionamento, tanto do lado português como africano. Para além disso, contará igualmente com intervenções focando aspectos político-diplomáticos, bem como de segurança e defesa, presentes nesse domínio da ação externa portuguesa. Este evento enquadra-se num projeto mais amplo que terá seguimento noutras iniciativas relacionadas com a mesma temática geral.

 

Programa:

14h30 | Painel 1 “O Contexto Português e Africano”

Auditório C104 – Edifício II

Moderador: António Raimundo (CEI-IUL e CICP-UM)

José Francisco Pavia (Univ. Lusíada): “A persistência da dimensão africana na política externa portuguesa – o verdadeiro consenso nacional”
Alexandra Magnólia Dias (UNL): “A sociedade internacional africana: entre o panafricanismo e o solidarismo (Contradições entre as narrativas e as práticas)”

Comentadores: Carlos Gaspar (UNL) e Ana Lúcia Sá (CEI-IUL, ISCTE-IUL)

Debate público

 

17h00-17h30: Intervalo

 

17h30 | Painel 2 “Dimensões Político-Diplomáticas e de Segurança e Defesa”

Auditório Caiano Pereira – Edifício Sedas Nunes

Moderador: António Raimundo (CEI-IUL e CICP-UM)

Pedro Seabra (CEI-IUL e GIGA): “Portugal e África no domínio político-diplomático”
Luís Bernardino (CEI-IUL e CINAMIL): “A Defesa como Instrumento da Cooperação Político-Estratégica de Portugal: Contributos para uma Cooperação de Defesa na África Subsaariana”

Comentadores: Bruno Cardoso Reis (CEI-IUL) e Carlos Gaspar (UNL)

Debate público