Chamada de artigos | Call for Papers

Cadernos de Estudos Africanos

Desporto e lazer em África: entre os vínculos do passado e as dinâmicas do presente

 

Depois de um número temático sobre a história do desporto em África e a suas ramificações contemporâneas, os Cadernos de Estudos Africanos abrem agora esta temática para a questão mais lata do lazer.

A história das práticas de lazer moderno em África está indiscutivelmente ligada ao processo colonial e à presença europeia. A organização de lazeres marcou o crescimento dos centros urbanos, assinalando as diferenças entre as várias populações que habitavam cidades e lugares mais pequenos. Se os lazeres se tornaram meios de distinção social, num contexto em que as diferenças eram radicais, foram também lugares de troca. Noutro sentido ainda, os lazeres foram apropriados e transformados localmente pelas populações. Muitos destes traços mantiveram-se, agora num contexto político diferente, no período pós-colonial. De origem muito diversa, os lazeres adquiriram escala e significado diferentes quando se tornaram manifestações massificadas estimuladas pela evolução técnica. Este facto conferiu-lhes uma faculdade específica que não deixou de interessar a vários poderes, políticos ou comerciais.

Este número temático dos Cadernos de Estudos Africanos procura debater, com especialistas de várias áreas e abordando diferentes tempos históricos, questões como a continuidade entre práticas tradicionais e lazeres modernos, a dos lazeres e da estratificação social, racial e de género, a evolução do associativismo (étnico, religioso, político), a ligação dos lazeres ao Estado e à propaganda colonial e pós-colonial, as resistências a estes poderes e, ainda, a eventual relação dos lazeres com o desenvolvimento urbano e comunitário.

Organizadores
Marcelo Bittencourt (UFF – Brasil)
Nuno Domingos (ICS-UL – Portugal)
Victor Melo (UFRJ – Brasil)

Os artigos deverão ser enviados, respeitando as normas editoriais, para joao.carlos.dias@iscte.pt até 1 novembro de 2015, em português, inglês, francês ou espanhol.