Autores: Eduardo Costa Dias, Gabriel dos Santos Giacomazzi, João Ferreira Dias, José Rivair Macedo e Saido Baldé
Ano: 2022
Editora: CEI-Iscte
ISBN: 978-989-781-900-1
Este livro reúne comunicações feitas à Conferência Internacional Sociedades Africanas: Religiosidades, Identidades e Conexões Globais, que teve lugar em Novembro de 2021 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Inserida na programação do “Novembro Negro”, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que celebrou os 35 anos do Programa de Pós-Graduação em
História da UFRGS (PPGH-UFRGS) e que teve, entre outros, como objetivo a partilha de conhecimentos sobre a história do continente africano e o diálogo entre investigadores de diferentes perfis, tanto em matéria de interesses, quanto a experiência e nacionalidade. Deste último ponto de vista, os textos são de autoria de pesquisadores(as) brasileiros(as), europeus(éias) e africanos(as) e, o que apraz salientar, de jovens pesquisadores com trabalhos académicos recentes e/ou em curso sobre questões e/ou temáticas ligadas à proposta geral do livro.
De facto, o livro Sociedades Africanas: Religiosidades, Identidades e Conexões Globais, compilando textos de pesquisadores africanos, brasileiros e europeus, pretende dar a conhecer o andamento de estudos acerca das conexões intra-africanas e extra-africanas que dizem respeito aos fenómenos religiosos, no passado e no presente. Dito por outras palavras, os textos reunidos neste livro abordam a temática das religiosidades e espiritualidades na África, examinam a sua constituição, configurações e reconfigurações ao longo do tempo, tanto dentro de uma dita “Espiritualidade Tradicional Africana”, como em relação aos grandes monoteísmos abraâmicos, como o Cristianismo, o Judaísmo e o Islão.
Na realidade, ao longo da história do continente africano, as imagens e representações coletivas estiveram conectadas a tradições ancestrais, ontologias e cosmologias que conferem sentido à suas organizações sociais. Ao mesmo tempo, os contactos, trocas, conflitos e resistências entre as formas religiosas tradicionais em face dos monoteísmos abraâmicos constituem, como é constatável em vários dos textos incluídos no livro, terreno essencial para estudos vinculados aos campos disciplinares da história e das ciências sociais. Daí decorrem discussões de caráter conceptual, teórico e metodológico a partir das quais podem vir a ser enunciadas alternativas às interpretações eminentemente euro centradas, com a valorização de perspetivas endógenas de interpretação dos fenómenos religiosos africanos.
Explorando proximidades, expansões, retrações, relações de poder e conflitos, os estudos aqui apresentados revelam o papel desempenhado nas sociedades africanas pelas religiões, nas suas múltiplas expansões e transnacionalizações. A par da diversidade de “conexão disciplinar” dos diferentes autores do livro, a diversidade geográfica das situações analisadas nos diferentes textos reflete a multiplicidade de temas, abordagens teórico-metodológicas e formas de compreender as epistemologias e ontologias históricas do continente africano, principalmente a partir de perspetivas africanas.
Ao longo do desenvolvimento dos estudos africanos como campo interdisciplinar de interconexão da história, da antropologia e de várias outras ciências sociais, as questões relacionadas com religiosidades e espiritualidades na África têm sido objeto, desde há muito, de múltiplas abordagens científicas. No entanto, muitos desses estudos, como acima foi dito, foram permeados por perspetivas eurocêntricas que projetaram visões e interpretações baseadas em conceitos exógenos às múltiplas realidades africanas. Isso resultou em generalizações, essencializações e hierarquizações.
Neste livro, todos os textos procuram de forma explícita ou implícita, nomeadamente reconhecendo a complexidade e diversidade das realidades africanas, superar, entre outras, uma das limitações mais gravosas (“fundacionais”) do estudo das religiões vindas do passado: a “exogenidade conceptual”. Os estudos apresentados trazem à luz aspetos muitas vezes negligenciados da história africana, explorando a riqueza das práticas religiosas na Alta Guiné nos séculos XVI-XVII, as cerimónias de sepultamento e nascimento como culto aos espíritos entre os Sapes da Serra Leoa, o papel do Cristianismo no Antigo Congo nos séculos XVI-XVIII, o Islão e as sociedades na Senegâmbia, bem como os cristianismos entre Núbia, Sudão e Etiópia.
Além de abordar tópicos específicos, esta obra procura ampliar o conhecimento sobre África, ultrapassando o foco tradicional nos estudos africanos em especial no Brasil, que muitas vezes se concentra nas sociedades do Oeste africano, em razão da sua relação com a diáspora afro-brasileira. Assim, os estudos apresentados nesta obra oferecem uma visão abrangente e aprofundada das religiosidades, identidades e conexões globais das sociedades africanas.
Desafiando visões eurocêntricas e ampliando horizontes científicos, as reflexões expressas nos textos que compõem o livro Sociedades Africanas: Religiosidades, Identidades e Conexões Globais convidam/convidam-nos a repensar conceções sobre a África e a valorizar as narrativas africanas como fontes de conhecimento e compreensão da história do continente.
Finalmente, este livro marca, no entendimento dos autores deste prefácio, o início da colaboração do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGHIST UFRGS), do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-ISCTE) e do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CH- FLL).
Índice
PREFÁCIO
Autor, Autor, Autor
INTRODUÇÃO
Gabriel Giacomazzi, José Rivair Macedo, Saido Baldé
I. Práticas religiosas na Alta Guiné: séculos XVI-XVII
CULTURA MATERIAL, ANCESTRALIDADE E CONEXÕES GLOBAIS EM CACHEU
NO SÉCULO XVII
Vanicléia Silva Santos
MANEIRAS DE ADORAR: AS CERIMÔNIAS DE SEPULTAMENTO E DE
NASCIMENTO COMO CULTO AOS ESPÍRITOS ENTRE OS SAPES DA SERRA
LEOA NOS SÉCULOS XVI-XVII
Roberth Daylon dos Santos Freitas
II. O Cristianismo e o Antigo Congo: séculos XVI-XVIII
OS DIFERENTES ESPAÇOS OCUPADOS PELO CATOLICISMO NO ANTIGO
CONGO
Marina de Mello e Souza
KIMPA VITA, RELIGIOSIDADE KÔNGO E MESSIANISMO
Patrício Batsîkama
RITUALISTAS CENTRO-AFRICANOS EM ESCRITOS MISSIONÁRIOS – KONGO E
NDONGO, SÉCULOS XVI-XVII
José Rivair Macedo
III. Islã e sociedades na Senegâmbia: passado e presente
ISLAMIZAÇÃO A PARTIR DE BAIXO: EDUCAÇÃO E EXPANSÃO ISLÂMICA NA
ÁFRICA OCIDENTAL
Thiago Mota
NA ENCRUZILHADA DAS DIFUSÕES: OS FULAS DA GUINÉ ENTRE O ISLÃ E AS
POLÍTICAS DA ADMINISTRAÇÃO COLONIAL (1913-1960)
Saido Baldé
ENTRE O LOCAL E O “GLOBAL” – CONTINUIDADES E DESCONTINUIDADES
DO ISLÃO NA SENEGÂMBIA
Eduardo Costa Dias
IV. Islã e sociedades Suaíli em perspectiva histórica
A CRESCENTE NO MAR ERITREU: REFLEXÕES SOBRE A EXPANSÃO DO ISLÃ
NA COSTA ORIENTAL DA ÁFRICA ANTES DO II MILÊNIO EC
Otávio Luiz Vieira Pinto
O TERMO ÉTNICO-GEOGRÁFICO ZANJ E SUA APROPRIAÇÃO NA
TEXTUALIDADE SUAÍLI (C. 1890-1913)
Gabriel Giacomazzi
V. Cristianismos entre Núbia, Sudão e Etiópia: textos, contextos e
historiografia
OS MONGES E O REI: UMA INTRODUÇÃO À HISTÓRIA RELIGIOSA E POLÍTICA
DA ETIÓPIA MEDIEVAL
Olivia Adankpo-Labadie
O “SABBATH” DA ETIÓPIA CRISTÃ A PARTIR DE UMA TRADUÇÃO:
ALTERAÇÕES DE SIGNIFICADO E ANACRONISMOS
Vitor Borges da Cunha
A LÍNGUA E LITERATURA NÚBIA MEDIEVAL: BREVE INTRODUÇÃO E
PESQUISAS RECENTES
Damien Labadie
140 ANOS DA REVOLTA MAHDISTA NO SUDÃO: A HISTORIOGRAFIA E A
ISLAMOFOBIA: UMA HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA E DE CONQUISTA COLONIAL
(SÉCULOS XIX E XX)
Patrícia Teixeira Santos