Os investigadores do CEI-Iscte estão organizados em 3 grupos de pesquisa:

Sociedades Sustentáveis

Coordenação: Ana Esteves

O grupo Sociedades Sustentáveis tem como objetivo promover a inovação teórica e metodológica na compreensão transdisciplinar das tendências globais de mudança socio-ambiental, estudando as suas manifestações geográfica e historicamente situadas, as suas interconexões transversais e as suas implicações para o desenvolvimento e a mudança socio-ambiental. Esta compreensão é prosseguida através da análise do impacto e dos legados, ao longo do tempo, de diversas epistemologias, formas de ação colectiva, intervenções de desenvolvimento, formas de envolvimento com instituições públicas na inovação política e institucional, e estratégias de promoção de sinergias entre humanos, natureza e tecnologias.

O grupo adota abordagens metodológicas que favoreçam uma compreensão profunda e contextualizada de fenómenos multidimensionais a longo prazo, bem como abordagens participativas à produção de conhecimento. Isto inclui cosmologias, epistemologias, espiritualidades/tradições de sabedoria, pedagogias não convencionais, metodologias de investigação-ação e outras abordagens participativas e empenhadas na produção e difusão do conhecimento, bem como posições culturais que proporcionem contrapontos pós-humanos, pós-patriarcais e descoloniais à modernidade, através da ressignificação das relações com as dimensões não-racionais da existência humana, bem como com as dimensões não-humanas da natureza.

Este grupo apresenta estratégias inovadoras para a formação de novos grupos de académicos e profissionais, com o objetivo de influenciar o dinamismo da sociedade civil, a sustentabilidade ambiental, o empreendedorismo e a inovação política a nível internacional. Para além da investigação fundamental e aplicada e da divulgação, isto acontece através de contribuições para resumos de políticas, documentos de trabalho, bases de dados e outras ferramentas de investigação, entre outras formas de envolvimento com a sociedade civil, os actores políticos e os agentes empresariais. 

 

[Saber mais no Ciência-IUL]


Política Global e Segurança

Coordenação: Ana Monica Fonseca

O grupo de investigação Política Global e Segurança engloba duas grandes linhas de investigação:

A primeira diz respeito à governação global, em que os investigadores estudam a interseção dos principais componentes e das principais consequências da atual ordem internacional. O objetivo é desvendar as relações entre a política interna e as políticas externas, os processos de tomada de decisão e as políticas públicas nos assuntos mundiais que promovem diferentes soluções globais regionais, formais e informais. O interesse recai sobre as relações entre países, mas também entre organizações não governamentais transnacionais, bem como sobre a sua influência nas arenas políticas globais, nacionais ou locais. É dada especial atenção às dinâmicas que emanam dos contextos europeu, atlântico e asiático.

A segunda linha de investigação centra-se nos desafios globais em matéria de segurança. Inclui ameaças tradicionais à paz, como os conflitos armados interestatais e regionais, mas também desafios transfronteiriços e transnacionais, como a prevenção do terrorismo, a interação entre tecnologias críticas e disruptivas e a segurança, a relação entre alterações climáticas e segurança, os perigos das pandemias globais ou as ligações costeiras da segurança marítima. É dada uma atenção significativa à expansão de redes de investigadores juniores e seniores através de candidaturas adicionais a financiamento nacional e internacional. 

 

Este grupo de investigação pretende consolidar e reforçar a capacidade do CEI para acolher e apoiar novas equipas de investigação, que possam candidatar-se e competir com sucesso em concursos de financiamento internacionais, concentrando-se em três tarefas que se reforçam a si próprias: assegurar uma transferência ativa de conhecimentos, aumentar as novas parcerias com outras instituições nacionais e internacionais relevantes e alavancar esses conhecimentos e parcerias na conceção de políticas públicas e na transformação global da sociedade.

 

[Saber mais no Ciência-IUL]


Democracia, Ativismos e Cidadania

Coordenação: Giulia Daniele

O grupo Democracia, Ativismos e Cidadania tem como objetivo reforçar as suas abordagens multidisciplinares e multidimensionais em relação à interação entre as formas actuais de democracia, o ativismo de base e a cidadania em diferentes contextos geográficos, com especial atenção para o Médio Oriente, a América Latina e a África. Um dos principais objectivos é promover estudos comparativos que possam ultrapassar as divisões regionais e refletir sobre questões globais, especialmente a partir das regiões do Sul Global. Em particular, os investigadores do grupo aprofundam os seus projectos na investigação de questões sócio-políticas a partir dos seus diferentes contextos e trabalhos de campo, incluindo políticas institucionais e não institucionais, ao mesmo tempo que consideram a política a partir das margens e perspectivas descoloniais. Isto traduzir-se-á num maior envolvimento com os debates contemporâneos sobre a relevância da justiça social e das boas práticas na política global e, ao mesmo tempo, com os actuais processos de produção de políticas públicas e de implementação da agenda 2030.

Consequentemente, o principal objetivo dos investigadores do grupo é candidatarem-se a financiamentos internacionais competitivos como coordenadores principais. Em termos de actividades, os investigadores continuam a sua participação em redes de investigação internacionais, juntamente com a organização de diferentes formas de eventos de transferência de conhecimentos, tanto no meio académico como em parceria com organizações da sociedade civil. Esta estratégia é especialmente reforçada com parceiros baseados nos contextos regionais acima mencionados, que se tornaram o núcleo da maioria dos projectos de investigação e disciplinas de ensino do grupo. 

[Saber mais no Ciência-IUL]