O Iscte-Instituto Universitário de Lisboa e a Sociedade Geografia de Lisboa recebem, de 6 a 8 de novembro de 2024, o Simpósio “Pastorícia em transição: Explorando interseções entre religião e mudanças climáticas”
O evento insere-se no projeto «MYNA – Estudo comparativo sobre dinâmicas religião-ambiente entre as comunidades das terras secas do interior da Ásia e de África», liderado por Joana Roque de Pinho, investigadora do CEI – Iscte, que desenvolve a pesquisa com os pastores da estepe da Mongólia e da savana do Quénia.
O que podemos aprender sobre a pastorícia e os desafios ambientais ao explorar as dimensões religiosas das vidas de membros de sociedades (agro)pastorís à volta do mundo?
Como é que a religião molda as relações dos pastores com a terra e os seus animais e condiciona as suas respostas aos desafios ambientais?
Ou será que crises ambientais influenciam práticas religiosas em sociedades (agro)pastorís?
Estas questões e outras estarão em foco neste simpósio, que contará com alguns dos parceiros de investigação mongóis e quenianos.
A organização do evento lança um desafio a outros saberes e académicos:
“Junte-se a nós em Lisboa para três dias de exploração colaborativa sobre o cruzamento entre afiliações religiosas e religiosidades em trasnformação e ambientes (agro)pastoris. Queremos aprender com participantes que trabalham noutras disciplinas, noutros biomas e noutros sistemas sócio-ecológicos. O nosso objetivo é potenciar o diálogo entre os estudos da pastorícia, os estudos ambientais e os estudos religiosos.”
Programa em atualização.
Scientific Committee
Dr. Joana Roque de Pinho, CEI-Iscte
Dr. Troy Sternberg, CEI-Iscte & U. Oxford
Dr. Angela Kronenburg García, U. Louvain, Belgium
Dr. Megan Wainwright, U. Durham, UK
Organizing Committee
Dr. Joana Roque de Pinho, CEI-Iscte
Dr. Troy Sternberg, CEI-Iscte & U. Oxford
Dr. Megan Wainwright, U. Durham, UK
Prof. Catarina Casanova, ISCSP-UL, Lisboa
Patrícia Correia, CEI-Iscte