De acordo com as determinações do plano de contingência adoptado pelo Iscte (https://www.iscte-iul.pt/conteudos/1729/plano-de-contigencia-covid19), o CEI cancela os eventos programados para as próximas semanas.

 

Seminário Permanente de Estudos Africanos | Pensar África

17 de março | 16h

Iscte | Auditório 0NE02-Caiano Pereira

 

Da razão inocente: Portugal, Império e os reféns do futuro

com Elísio Macamo (Universidade de Basileia)

 A conferência debruça-se sobre os espaços éticos criados pelo encontro colonial e que fazem de nós, ex-colonos e ex-colonizados, reféns dum futuro que nenhum de nós quis, mas sem o qual não nos é possível falar da experiência comum. A “razão inocente” refere-se à angústia que tem sido ocupar os espaços éticos criados pelo encontro colonial.

 

Elísio Macamo é professor (catedrático) de estudos africanos e sociologia na Universidade de Basileia, na Suíça, onde já exerceu as funções de Director do Centro de Estudos Africanos e de Chefe do Departamento de Ciências Sociais. Tem trabalhos na área da sociologia do desenvolvimento, do risco e ainda da metodologia das ciências sociais. Está no prelo a sua obra “Sovereign Reason: Issues in the Methodology of African Studies”, African Minds, Cape Town. É moçambicano e formou-se em sociologia na Inglaterra e Alemanha. Já foi bolseiro pós-doutoral da FCT num programa de pesquisa orientado pelo Professor Franz Wilhelm Heimer no Centro de Estudos Africanos do ISCTE.