Qualificações Académicas

Habilitação em Sociologia, em 2009 – Universität Bayreuth, Bayreuth, Alemanha.

Doutoramento em Sociologia do Conhecimento, em 1997 – Universität Bayreuth, Bayreuth, Alemanha.

Mestrado em Sociologia, em 1992 – University of North London, London, Inglaterra.

Mestrado em Tradução e Interpretação, em 1988 – University of Salford, Manchester, Inglaterra.

Resumo Biográfico

Elísio Macamo, de nacionalidade moçambicana, é professor de estudos africanos na Universidade de Basileia, na Suíça. Formou-se em sociologia pela University of North London na Inglaterra. Tem doutoramento em sociologia e antropologia social e agregação em sociologia geral pela Universidade de Bayreuth na Alemanha. É membro do comité científico do Conselho Africano para o Desenvolvimento de Ciências Sociais com sede em Dakar, no Senegal, e co-editor da African Sociological Review. As suas áreas de pesquisa incluem o risco e os desastres, a religião, a tecnologia e processos de desenvolvimento. Os seus interesses teóricos estão virados para a sociologia do conhecimento e sua relevância para a metodologia das ciências sociais.

Publicações Salientes

Macamo, Elísio (2013), “The Compulsion to do the Right Thing: Development Knowledge and its Limits”. In Ulf Engel and Manuel João Ramos (eds.) African Dynamics in a Multipolar World (pp. 175-194). Brill.

Macamo, Elísio (2010), “Development studies and development practice – A critical viewpoint from a scrutinized person”, Geographische Rundschau, 62 (10), 52-57.

Macamo, Elísio (2010), “Making modernity asscountable: A case study of youth in Mozambique“, Cadernos de Estudos Africanos, 18-19, 19-46.