Authors: Brígida Rocha Brito (coord.), Nuno Alarcão e Joana Marques
Year: 2009
Publisher: CEA-ISCTE & Gerpress
ISBN: 978-989-96094-0-2
O livro “Desenvolvimento Comunitário: das teorias às práticas. Turismo, Ambiente e Práticas Educativas em São Tomé e Príncipe” resulta da articulação de esforços e de um trabalho conjunto que permitiu elaborar uma obra em co-autoria.
Os autores dos textos participaram no Seminário Internacional “Educação, Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Comunitário”, que se realizou na cidade de São Tomé, em São Tomé e Príncipe, em Julho de 2008, apresentando palestras, trabalhos que desenvolveram e experiências que se encontram ainda em curso. O evento foi promovido e organizado seguindo a metodologia da parceria internacional, constituída por diferentes entidades, a saber: o Centro de Estudos Africanos (CEA/ISCTE), a Direcção-Geral do Ambiente e a Direcção de Turismo da República Democrática de São Tomé e Príncipe e a Associação Internacional de Investigadores em Educação Ambiental.
Table of contents
Apresentação – Brígida Rocha Brito
Capítulo I – Turismo, Cultura e Identidades
Ética e Responsabilização na promoção do Turismo Sustentável – Brígida Rocha Brito
O papel dos Actores e das Comunidades Locais nos processos de Desenvolvimento e na promoção de uma Economia Solidária em São Tomé e Príncipe – Rogério Roque Amaro
Cambio climático, educación ambiental e turismo: unha reflexión para o futuro de São Tomé – Pablo Meira
O Ecoturismo e a educação de turistas como estratégias de Desenvolvimento Sustentável em ilhas – Pedro Morais e Miguel Silveira
A interpretación do Patrimonio como instrumento na xestión turística dos espazos naturais protexidos – Araceli Serantes Pazos
Turismo, Culturas Tradicionais e Identidades em São Tomé e Príncipe – Nuno Alarcão, Brígida Brito, Joana Marques
Da Economia Solidária ao Turismo Solidário: para uma conceptualização e prática reflexivas – Joana Marques, Brígida Brito, Nuno Alarcão
Antimodelos y autodecisión en las formas de desarrollo. Un enfoque del sector turístico desde la perspectiva de la oferta – Xavier Muñoz y Torrent
Contributo do Ecoturismo para Desenvolvimento Rural de São Tomé e Príncipe – Yossene Santiago
A importância do Ecoturismo como ferramenta para a gestão sustentável de Áreas Naturais e sua aplicação no conceito Explore® – Miguel Silveira e Pedro Morais
Capítulo II – Diferentes Olhares sobre o Ambiente
O papel social e político da Educação Ambiental na conservação da biodiversidade – Luís Moita
O CEIDA e a Educação Ambiental na Galiza – Carlos Vales
Educação Ambiental no processo de consciencialização ambiental da população e de integração das comunidades na gestão do Ambiente – Arlindo de Carvalho
Educação Ambiental, Representações Socioculturais e Conservação de Espécies Ameaçadas em meio insular africano – Brígida Rocha Brito
Caça, comunidades rurais e conservação da biodiversidade em São Tomé e Principe – Mariana Carvalho
O Projecto Rios e a melhoria de rios e ribeiras – Pedro Teiga e Veloso-Gomes
Zonas Húmidas – uma articulação entre a agricultura e a conservação da natureza: contributos para um plano de gestão no Baixo Vouga Lagunar – Raquel Lopes e Maria Teresa Andresen
A mediação como prática discursiva transformadora. Um estudo de caso com comunidades piscatórias ribeirinhas de Botucatu (SP, Brasil) – Mário Freitas, Drauzio Annunciato, Ivanete Nardi, Bruno Silva
Cidadania ambiental: cooperação sócio-cultural com índios Tembés de Santa Maria do Pará – Brasil – Cláudia Silva
Capítulo III – Estratégias e Práticas Educativas
Estrategias Educativas para la re-construcción de Comunidades Sostenibles. Proyecto Cadispa – Escócia – Germán Vargas
As crianças como protagonistas de transformações nas relações intergeracionais – Rosa Madeira
Sustentabilidade: bom senso ou senso comum? – Vítor Reis
A Educação Ambiental – um contributo para a cidadania – Pedro Teiga, Márcia Moreno, Veloso-Gomes
O papel da Educação Ambiental na saúde das populações – Manuela Cardoso
Agenda21 Escolar: um projecto educativo; da responsabilidade individual ao compromisso colectivo – Joaquim Ramos Pinto
Conhecer para (des)envolver: vivências da ruralidade num contexto insular – Eva Vidal, Ana Cristina Palos, António Rodrigues
Envolvimento da população em uma importante etapa da gestão dos resíduos sólidos urbanos: a separação na fonte – Marcela Sobral
Capítulo IV – Experiências em Contexto Santomense
Experiências da MARAPA sobre a Preservação do Ambiente em São Tomé e Príncipe – Jorge de Carvalho
Jalé Ecolodge: um projecto piloto de ecoturismo de base comunitária em São Tomé – Bastien Loloum
Projecto Integrado de Desenvolvimento. Turismo ecológico e cultural em espaço rural – Isaura Carvalho
Turismo Solidário. Escola de Artes e Ofícios de Diogo Vaz – Nora Rizzo
Balanço de 15 anos de conservação das Áreas Protegidas através do Turismo. Programa ECOFAC componente de São Tomé e Príncipe – Danilo Barbero
O Ecoturismo e a Conservação, experiência da Associação Monte Pico – Luís Mário Almeida
A experiência da Associação Clube das Nações – Eleutério da Assunção
Medicina Tradicional vs Mindjan Mato vs Curandeiros em S. Tomé – Isabel Rodrigues
Educação Ambiental e Resíduos – um recurso para (re) utilizar com criatividade – Adelina Pinto, Conceição Afonso, Raquel Lopes
Atelier “Educação, Cultura e Turismo” – António Martelo e Antónia Barreto
Projecto Rios – para adopção de um troço de rio ou ribeira (São Tomé e Príncipe) – Pedro Teiga
Cinco Sentidos – Mariana Roldão, Eugénia Gonçalo, João Martins, Ana Cristina Silva, Céu Teiga
Desafios ao Desenvolvimento Sustentável de São Tomé e Príncipe: o caso do Ilhéu das Rolas – Mário Freitas, Pedro Teiga, Mariana Roldão, Márcia Moreno, Marcela Sobral, Eugénia Gonçalo
Capítulo – Discursos Oficiais
Discursos Oficiais de Abertura – Arlindo de Carvalho, Brígida Rocha Brito, Joaquim Pinto, Jorge de Bom Jesus
Discursos Oficiais de Encerramento – Arlindo de Carvalho, Brígida Rocha Brito, Rafael Branco