O CEI-Iscte dedica-se a tornar o conhecimento das suas áreas de investigação acessível à sociedade, promovendo a divulgação da sua investigação junto de públicos diversos.

Acreditamos que a investigação científica desempenha um papel fundamental no fortalecimento da cultura científica e no desenvolvimento de uma sociedade mais informada, crítica e participativa. Para além da produção académica, valorizamos a partilha de conhecimento com a comunidade, contribuindo para o debate público em áreas centrais da política e das relações internacionais.

A nossa equipa participa regularmente em iniciativas de divulgação científica, eventos abertos ao público e atividades dirigidas a jovens, bem como colabora com os órgãos de comunicação social através de entrevistas, artigos de opinião, podcasts e outros formatos.

Nesta página poderá conhecer algumas das nossas atividades de divulgação e intervenções nos media.

 

 

Iniciativas Ciência Viva

A realização de estágios de verão e visitas ao nosso centro promove a interação com estudantes do ensino secundário e estimula o debate participativo sobre temas centrais das transformações da sociedade contemporânea. Estas iniciativas procuram aproximar os mais jovens da investigação em Estudos Internacionais e incentivar o pensamento crítico. O CEI-Iscte participa ativamente na iniciativa “Ciência Viva no Laboratório” organizada pela Ciência-Viva – Agência Nacional para a Cultura Ciêntífica e Tecnológica.

 

Noite Europeia dos Investigadores

A participação na Noite Europeia dos Investigadores contribui para a sensibilização do público, em particular dos mais jovens, para o papel da investigação e da inovação na Europa, promovendo uma reflexão informada sobre os desafios globais e a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo.

 

CEI nos Media [CEI@Media]

As perspetivas da nossa equipa de investigação contribuem para aprofundar questões relevantes da agenda mediática e refletem a diversidade de estudos e projetos desenvolvidos no CEI-Iscte. Através de entrevistas, artigos de opinião, comentários especializados e outros formatos, os nossos investigadores participam ativamente no debate público.