
O Centro de Estudos Internacionais do Iscte manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Fernando Florêncio, investigador colaborador do CEI.
Fernando Florêncio foi uma figura de destaque na área da Antropologia e dos Estudos Africanos. Professor auxiliar no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, desenvolveu ao longo da sua carreira uma obra académica profundamente comprometida com o estudo dos sistemas políticos africanos, das autoridades tradicionais e do Estado em África. O seu percurso académico inclui uma licenciatura em Antropologia Social (1990), um mestrado (1995) e um doutoramento em Estudos Africanos (2003),com uma tese intitulada “Autoridades Tradicionais vaNdau, Estado e Política Local em Moçambique”. O mestrado e o doutoramento foram realizados no Iscte. Foi membro da direção do Centro de Estudos Africanos do Iscte (2005 – 2007) e também da APA – Associação Portuguesa de Antropologia (2014 – 2019).
Realizou extensos trabalhos de campo em diversos países africanos, com particular incidência em Moçambique e Angola. Entre 1995 e 1997, desempenhou ainda funções como observador e chefe de missão na UNAMIR, no Ruanda, no quadro das Nações Unidas, contribuindo com o seu conhecimento e compromisso em contextos de grande complexidade política e humanitária.
Para além dos seus artigos, convidamos a ler um livro que editou em 2010 enquanto investigador do Centro de Estudos Africanos,Vozes do Universo Rural. Reescrevendo o Estado em África.