
O 10.º Congresso Europeu de Estudos Africanos (ECAS) decorreu entre os dias 25 e 28 de Junho, em Praga, reunindo centenas de investigadores/as de todo o mundo dedicados aos estudos africanos. O Centro de Estudos Internacionais do Iscte (CEI-Iscte) teve uma presença destacada, com vários membros da equipa de investigação a coordenar painéis e a apresentar comunicações.
Durante o evento, a investigadora Ana Lúcia Sá — membro da direção da Rede Europeia de Estudos Africanos (AEGIS) — e Pedro Seabra — subdiretor do CEI — anunciaram oficialmente que a próxima edição da ECAS se realizará em Lisboa, no Iscte, entre 30 de Junho e 3 de Julho de 2027.
Participaram também no congresso os investigadores Clara Carvalho, Luís Bernardino, Yonatan Gez, Carla Bertin, Janine Häbel, Ana Luísa Silva, Berenike Eichhorn, Francis Ngure e Keren Kuenberg, refletindo a diversidade da investigação desenvolvida no centro.
Organizada bienalmente pela AEGIS (Africa-Europe Group for Interdisciplinary Studies), a ECAS é uma das mais relevantes conferências internacionais no domínio dos estudos africanos, promovendo o intercâmbio académico e a reflexão crítica sobre os múltiplos contextos africanos.





Fotografias por membros da equipa do CEI, presentes na ECAS 2025.