
Entre os dias 4 e 6 de junho, o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa acolheu a Segunda Conferência Anual do Military History Consortium (MHC), uma iniciativa internacional dedicada ao estudo da história militar e das organizações militares, da Antiguidade à contemporaneidade. O evento contou com a parceria do CEI-Iscte, enquanto membro institucional do consórcio.
O Military History Consortium é liderado pela Universidade de Lancaster, que acolheu a conferência inaugural em 2024, e integra instituições como a Universidade de Amesterdão, Universidade de Calgary, Universidade Félix Houphouët-Boigny (Abidjan), Universidade de Norwich, Universidade Sapienza de Roma, Sciences Po Aix e Universidade de Stellenbosch, para além do CEI-Iscte.
A conferência deste ano reuniu investigadores/as de todas as instituições membros, bem como de diversas universidades internacionais, promovendo a partilha de investigação sobre história da guerra e das instituições militares em diferentes épocas e geografias.
O ponto alto do encontro foi a palestra principal do Professor Richard Reid (Universidade de Oxford), intitulada “Isike’s Road: Uma revolução africana em cinco actos”, que trouxe uma reflexão profunda sobre experiências africanas de conflito e resistência.
A próxima edição da conferência está já agendada para os dias 3 a 5 de junho de 2026, em Aix-en-Provence.
Poderá rever algumas fotografias aqui.