
Os investigadores do CEI-Iscte, Pedro Seabra e Ana Lúcia Sá, são autores do artigo intitulado “International organisations and arrested democratisation: Equatorial Guinea and the accession to the CPLP”, recentemente publicado na revista científica Contemporary Politics, uma publicação de referência classificada como Q1 na área da Ciência Política.
O artigo analisa o impacto da adesão de Estados autoritários a organizações internacionais de natureza democrática, centrando-se no caso da Guiné Equatorial e o seu processo de entrada na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em 2014. Apesar de ter sido apresentado como um passo promissor para o início de um processo de democratização, uma década depois não se registam avanços significativos no plano interno.
Os autores argumentam que estes casos de “democratização suspensa” obrigam a uma análise mais profunda sobre as estratégias de sobrevivência dos regimes autoritários e sobre a qualidade dos mecanismos institucionais de indução democrática oferecidos pelas organizações internacionais.
Este trabalho contribui para o debate sobre os limites da influência externa na transformação política de regimes autoritários e reforça a investigação do CEI-Iscte nas áreas das relações internacionais, instituições internacionais e processos de transição política.
O artigo está disponível em acesso online através da revista Contemporary Politics: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13569775.2025.2502275