
Os investigadores Giulia Daniele e João Borralho publicaram um novo artigo académico intitulado Palestinian Hunger Strikers in the Israeli Settler-Colonial and Carceral System: Uniting Inside and Outside Resistance, Local and Transnational Solidarity. O estudo foi divulgado na revista Journal of Holy Land and Palestine Studies e aborda a interligação entre as greves de fome dos prisioneiros políticos palestinianos e as formas de solidariedade, tanto locais como transnacionais, que emergem em seu apoio.
O artigo centra-se no sistema colonial e prisional israelita, analisando a forma como o poder carcerário de Israel afeta a sociedade palestiniana como um todo. Os investigadores examinam, em particular, a prática da detenção administrativa, frequentemente utilizada como forma de punição coletiva, bem como a negligência médica imposta aos prisioneiros palestinianos, um fator que tem consequências diretas na sua sobrevivência dentro das prisões.
Baseado em trabalho de campo realizado na Cisjordânia e entrevistas online conduzidas entre 2022 e 2023, o estudo destaca as greves de fome, tanto individuais como coletivas, como uma das formas mais extremas de resistência utilizadas pelos prisioneiros políticos palestinianos. O artigo também explora como diferentes níveis de solidariedade são gerados fora das prisões, proporcionando uma nova perspetiva no campo dos Estudos Palestinianos. Segundo os autores, este é um tema de investigação desafiante e inovador, que analisa o crescente envolvimento de ativistas em narrativas interseccionais e transnacionais.
Para mais informações e acesso ao artigo completo, consulte o link: Journal of Holy Land and Palestine Studies.