A revista Cadernos de Estudos Africanos anuncia a abertura de um call for papers dedicado ao tema ‘Revoluções Sonoras’, assinalando o cinquentenário das independências da Guiné-Bissau, em 1973, e de Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Angola, em 1975.

O conceito de “revoluções sonoras” é entendido como polissémico e pode englobar uma grande variedade de experiências sonoras e subjectividades ligadas a processos históricos de transição e/ou transformação política e social. Pode ser convocado para invocar momentos de rutura e mobilização colectiva, como no caso das lutas anti-coloniais, bem como para discutir passados coloniais, continuidades e descontinuidades que se expressam diariamente nos vários contextos pós-coloniais.

Coordenado por Marco Roque de Freitas (INET-md / NOVA FCSH) e Cristina Sá Valentim (ICS / ULisboa), este número especial pretende explorar a relevância da cultura expressiva – incluindo o som, a música e a dança – nos procedimentos e práticas da subjetividade política, da construção da nação, da criação e recriação, da preservação, negociação e/ou contestação, da reivindicação de identidades, memórias e património, e na produção de estratégias de poder para fins de dominação ou resistência.

Pretendemos reunir contributos que analisem as dinâmicas do poder colonial e os seus legados na contemporaneidade, bem como os desafios pós-coloniais na configuração das práticas performativas em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, abrangendo um vasto leque de temas:

  • Música, poder colonial e agência/resistência africana;
  • Políticas culturais relacionadas com a música e a dança por parte de entidades estatais ou de movimentos que se lhes opõem;
  • Categorização sonora/musical como mecanismo de controlo;
  • Radiodifusão, cinema, imprensa e outros media, e propaganda;
  • Eventos musicais à escala local, nacional ou internacional (como festivais de cultura);
  • Música, género e sexualidade;
  • Indústria do entretenimento;
  • Indústria fonográfica;
  • Estatuto social e laboral de músicos e artistas;
  • Práticas de produção, mediação, circulação e consumo de cultura expressiva no âmbito da categoria World Music;
  • Organização sonora das cidades coloniais e pós-coloniais;
  • Interações entre diferentes grupos etnolinguísticos mediadas pela música e pela dança;
  • Produção e/ou reativação de arquivos sonoros coloniais e/ou pós-coloniais;
  • Desafios da digitalização e restituição/repatriamento de instrumentos musicais e registos sonoros;
  • Direitos de autor e direitos conexos;

Serão particularmente valorizadas as comunicações ricas em trabalho de campo etnográfico que sigam uma abordagem interdisciplinar e proponham quadros teóricos, conceptuais e/ou éticos para compreender a complexidade das dinâmicas coloniais e pós-coloniais e a invocação do som nos processos de “construção da nação” em contextos africanos, em particular nos cinco países acima referidos.

Os artigos podem ser em coautoria, devem ter entre 8.000 e 10.000 palavras e ser submetidos em língua portuguesa ou inglesa. Os artigos devem ser enviados até 15 de julho de 2025, para cadernos.cei@iscte-iul.pt, com o assunto ‘Sound Revolutions’.

Articles can be co-authored, must have between 8,000 and 10,000 words and be submitted in either English or Portuguese language. Articles must be submitted until July 15, 2025, to cadernos.cei@iscte-iul.pt, with the subject line ‘Sound Revolutions’.

Instructions for publication are available at: https://revistas.rcaap.pt/cea/infoautores