O CEI-Iscte divulgou a Call for Papers para a conferência internacional “Europe as a Global Actor”, que terá lugar nos dias 15 e 16 de maio de 2025, em formato presencial.

Este ano, a conferência irá centrar-se no papel atual e futuro da União Europeia no mundo, com particular atenção às suas relações com África, Ásia, Médio Oriente e América Latina. Serão abordados desafios internos como o populismo e as divisões Leste-Oeste e Norte-Sul, bem como desafios externos como a crescente assertividade da Rússia, China e Turquia. O evento contará com painéis temáticos, mesas-redondas com keynote speakers e sessões plenárias, proporcionando uma oportunidade única de debate e troca de conhecimento.

Tópicos principais

Os temas a serem discutidos incluem, mas não se limitam a:

  • A UE como um ator estratégico e autónomo em segurança
  • Reforço da resiliência e cooperação na defesa europeia
  • Promoção da democracia e dos direitos humanos
  • Desenvolvimento sustentável e combate às mudanças climáticas
  • Fortalecimento da ordem internacional baseada em regras
  • Dinâmicas geopolíticas em um mundo volátil (protecionismo, tensões EUA-China, desafios à governança democrática)
  • Coesão interna da UE e agenda de alargamento da União
  • Respostas da UE a ameaças emergentes como ataques híbridos e cibernéticos, proliferação nuclear e vulnerabilidades em infraestruturas críticas

Submissão de Resumos

  • Prazo para submissão de resumos: 10 de março de 2025
  • Notificação de aceitação: 21 de março de 2025

Taxas de Inscrição

  • Estudantes: 30€
  • Não estudantes: 50€

Para mais informações e para submeter o seu resumo, visite o website: https://europeglobalactor.cei.iscte-iul.pt/